sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Cantábria diz que fogos no norte de Espanha têm origem criminosa

Mais de 130 fogos continuam ativos em todo o norte de Espanha, sendo que a maioria dos incêndios são provocados "deliberadamente" por "delinquentes", disse o presidente da Cantábria.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Miguel Pereira da Silva

Miguel Angél Revilla, presidente da região autónoma da Cantábria disse hoje aos jornalistas que "99 por cento" dos incêndios estão a ser provocados por "delinquentes e pirómanos" ou por "pessoas que acreditam que os fogos podem regenerar a terra".

Na Cantábria, mais de 400 bombeiros e militares estão hoje envolvidos no combate a 82 fogos que "estão a destruir zonas de alto valor ecológico e que estão a pôr em risco o património natural".

Além dos fogos na Cantábria, registam-se incêndios nas Astúrias, Galiza e País Basco.

O presidente da autonomia cantábria acrescentou que quando se começarem a sentir as primeiras chuvas, o "material vegetal queimado" pelos incêndios vai acabar nos rios afetando diretamente a fauna da região.

Os incêndios florestais já destruíram "mais de dois mil hectares" só na Cantábria, disse ainda Angél Revilla, que prevê o agravamento da situação devido às temperaturas altas, para esta época do ano, e sobretudo pelo vento sul "que nunca traz chuva".

Segundo as autoridades, as primeiras chuvas no norte de Espanha só vão fazer-se sentir na quinta-feira, dia 31 de dezembro, e podem vir a ajudar o combate aos incêndios nas regiões afetadas da Cantábria, Astúrias e País Basco.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.