sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro voo entre Pequim e Havana aterra em Cuba

O primeiro voo entre Pequim e Havana, e primeira ligação aérea entre a China e a região do Caribe, aterrou hoje em Cuba, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Reuters

A nova rota, feita por um modelo Boeing 777, liga Pequim a Havana, três vezes por semana, e faz escala em Montreal, no Canadá.

O turismo é a segunda maior fonte de receitas da economia cubana e só no primeiro semestre de 2015 faturou 1.700 milhões de dólares (1.543 milhões de euros), segundo dados oficiais.

Em 2014, 109 milhões de chineses viajaram para fora da China Continental, transformando o país no maior emissor mundial de turistas, à frente dos Estados Unidos da América.

No mesmo período, 113.200 chineses visitaram Portugal - o dobro de há dois anos - e gastaram 54 milhões de euros, quase 20 milhões a mais do que em 2013.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.