sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo tipo de cancro que ameaça diabos da Tasmânia

Um novo tipo de cancro ameaça os diabos da Tasmânia, o marsupial carnívoro mais antigo do mundo, que já se encontra em perigo de extinção devido a um tumor facial, informam hoje os 'media' locais.

Reuters

Investigadores da Universidade da Tasmânia, no sul da Austrália, detetaram pelo menos oito casos deste novo tipo de cancro, que é similar ao conhecido como Doença do Tumor Facial dos Diabos (DFTD, na sigla em inglês), segundo a emissora ABC.

Greg Woods, cientista daquela universidade, indicou que o novo tumor, tal como o DFTD, também afeta o focinho e o rosto dos diabos e transmite-se devido às feridas que sofrem nos confrontos no seio da espécie.

"Felizmente é semelhante ao DFTD e os procedimentos que estamos a utilizar para enfrentar a doença do tumor facial serão utilizados para estudar este novo cancro", disse o mesmo responsável.

Segundo os cientistas, o DFTD é um dos poucos cancros conhecidos passível de contágio.

O diabo da Tasmânia (Sarcophilus laniarius) desapareceu do continente australiano há cerca de quatro séculos, possivelmente devido à crescente presença do 'dingo', mas sobreviveu na ilha da Tasmânia.

Em 2009, foi catalogado como espécie em perigo de extinção devido a um cancro letal que ameaça a sua existência e que os cientistas tentam eliminar com a ajuda do Governo.

Segundo estimativas dos especialistas, a população dos diabos diminuiu em mais de 80% desde a década de 1990 e atualmente existem apenas entre 10 mil e 15 mil exemplares.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52