sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo tipo de cancro que ameaça diabos da Tasmânia

Um novo tipo de cancro ameaça os diabos da Tasmânia, o marsupial carnívoro mais antigo do mundo, que já se encontra em perigo de extinção devido a um tumor facial, informam hoje os 'media' locais.

Reuters

Investigadores da Universidade da Tasmânia, no sul da Austrália, detetaram pelo menos oito casos deste novo tipo de cancro, que é similar ao conhecido como Doença do Tumor Facial dos Diabos (DFTD, na sigla em inglês), segundo a emissora ABC.

Greg Woods, cientista daquela universidade, indicou que o novo tumor, tal como o DFTD, também afeta o focinho e o rosto dos diabos e transmite-se devido às feridas que sofrem nos confrontos no seio da espécie.

"Felizmente é semelhante ao DFTD e os procedimentos que estamos a utilizar para enfrentar a doença do tumor facial serão utilizados para estudar este novo cancro", disse o mesmo responsável.

Segundo os cientistas, o DFTD é um dos poucos cancros conhecidos passível de contágio.

O diabo da Tasmânia (Sarcophilus laniarius) desapareceu do continente australiano há cerca de quatro séculos, possivelmente devido à crescente presença do 'dingo', mas sobreviveu na ilha da Tasmânia.

Em 2009, foi catalogado como espécie em perigo de extinção devido a um cancro letal que ameaça a sua existência e que os cientistas tentam eliminar com a ajuda do Governo.

Segundo estimativas dos especialistas, a população dos diabos diminuiu em mais de 80% desde a década de 1990 e atualmente existem apenas entre 10 mil e 15 mil exemplares.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.