sicnot

Perfil

Mundo

Dois detidos por suspeita de planear ataque no fim de ano em Bruxelas

Foram detidas duas pessoas suspeitas de preparar ataques na capital da Bélgica, anunciaram hoje as autoridades. Em causa estavam "ameaças sérias de atentados em lugares emblemáticos de Bruxelas durante as festas de fim de ano".

© Francois Lenoir / Reuters

As detenções aconteceram no domingo e ontem. Durante as buscas domiciliárias foi encontrado material de propaganda do Daesh e fardas militares. Não foram encontrados explosivos ou armas.

De acordo com um comunicado da procuradoria belga, um dos detidos é suspeito de "ameaças de ataques, participação em atividades de grupo terrorista como líder e de recrutamento para prática de infrações terroristas".

A outra pessoa detida é suspeita de "ameaças de ataques e participação em atividades de grupo terrorista", acrescenta a nota.

Outras quatro pessoas foram detidas e libertadas entretanto.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23