sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 50 milhões de árvores da Califórnia ameaçadas pela seca

Um estudo publicado na segunda-feira indica que até 58 milhões de árvores de grande porte na Califórnia estão sob ameaça devido à seca que atinge o estado norte-americano desde 2011.

reuters

Mesmo que o fenómeno climático El Niño provoque mais precipitação, as florestas da Califórnia podem sofrer uma mudança irreversível.

Além da falta de água, as elevadas temperaturas e um inseto destrutivo também aumentam o risco, refere o estudo publicado na Proceedings da Academia Nacional de Ciências.

"A Califórnia depende das suas florestas para abastecimento de água e armazenamento de carbono, bem como de produtos de madeira, turismo e recreação, pelo que são tremendamente importantes ecológica, económica e culturalmente", escreveu Greg Asner, um especialista em ecologia na Carnegie Institution.

"A seca coloca as florestas sob um enorme perigo, uma situação que pode causar mudanças a longo prazo nos ecossistemas e ter impacto nos habitats animais e na biodiversidade", acrescentou.

Os investigadores descobriram que cerca de 10,6 milhões de hectares de floresta -- ou até 888 milhões de árvores de grande porte, incluindo as famosas sequoias, têm sofrido grande escassez de água desde 2011.

Destas, até 58 milhões de árvores sofreram um défice de água classificado como extremamente ameaçador para a 'saúde' da floresta a longo prazo

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.