sicnot

Perfil

Mundo

Nova Iorque reforça segurança nos festejos de fim do ano

As medidas de segurança para as celebrações de passagem de ano em Nova Iorque, incluindo na grande concentração em Times Square, são "mais fortes do que nunca", afirmou hoje o presidente da câmara daquela cidade norte-americana.

© Stephanie Keith / Reuters

"Quero que todo o mundo compreenda e saiba que a polícia de Nova Iorque está pronta, que as medidas tomadas para o ano novo são mais fortes do que nunca", declarou Bill de Blasio, durante uma entrevista à rádio local WOR 710.

A cidade pode contar com a colaboração de uma nova unidade de luta contra o terrorismo, designada como Critical Response Command, que foi composta em meados de novembro e integra 500 agentes especializados na luta antiterrorista.

"O planeamento é extraordinário", disse Bill de Blasio, que presidiu, na segunda-feira, a uma reunião preparatória com representantes da polícia de Nova Iorque e de outras forças de segurança da cidade, incluindo a unidade local da polícia federal (FBI).

Nova Iorque "é a cidade melhor preparada do país para travar o terrorismo", reforçou o autarca, sublinhando que "o público pode ter a certeza que estará bem protegido no ano novo".

Após os atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, um vídeo divulgado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) mostrou imagens de Nova Iorque, incluindo da zona de Times Square, o epicentro das celebrações de fim do ano.

As autoridades nova-iorquinas reagiram e responderam que não existia qualquer "ameaça credível" contra a cidade.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.