sicnot

Perfil

Mundo

Nova Iorque reforça segurança nos festejos de fim do ano

As medidas de segurança para as celebrações de passagem de ano em Nova Iorque, incluindo na grande concentração em Times Square, são "mais fortes do que nunca", afirmou hoje o presidente da câmara daquela cidade norte-americana.

© Stephanie Keith / Reuters

"Quero que todo o mundo compreenda e saiba que a polícia de Nova Iorque está pronta, que as medidas tomadas para o ano novo são mais fortes do que nunca", declarou Bill de Blasio, durante uma entrevista à rádio local WOR 710.

A cidade pode contar com a colaboração de uma nova unidade de luta contra o terrorismo, designada como Critical Response Command, que foi composta em meados de novembro e integra 500 agentes especializados na luta antiterrorista.

"O planeamento é extraordinário", disse Bill de Blasio, que presidiu, na segunda-feira, a uma reunião preparatória com representantes da polícia de Nova Iorque e de outras forças de segurança da cidade, incluindo a unidade local da polícia federal (FBI).

Nova Iorque "é a cidade melhor preparada do país para travar o terrorismo", reforçou o autarca, sublinhando que "o público pode ter a certeza que estará bem protegido no ano novo".

Após os atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, um vídeo divulgado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) mostrou imagens de Nova Iorque, incluindo da zona de Times Square, o epicentro das celebrações de fim do ano.

As autoridades nova-iorquinas reagiram e responderam que não existia qualquer "ameaça credível" contra a cidade.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano