sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan e Pequim instalam 'telefone vermelho' para comunicações diretas

O 'telefone vermelho' entre a China e Taiwan, territórios num conflito ideológico e de soberania desde 1949, está preparado para entrar em funcionamento, anunciou esta terça-feira o ministro de Taiwan do Conselho dos Assuntos Chineses, Hsia Li-yan.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping.

© Edgar Su / Reuters

A instalação desta linha direta entre os dirigentes de Taipei e Pequim, criada para evitar mal entendidos e resolver conflitos, é uma das consequências do resultado do encontro entre o Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping, acordado em Singapura a 7 de novembro.

Taiwan espera que a primeira conversa telefónica entre os líderes dos dosi territórios aconteça "nos próximos dias", acrescentou Hsia, num encontro com os jornalistas, citado pela agência noticiosa espanhola Efe.

O 'telefone vermelho' enquanto meio de comunicação direta entre países em conflito celebrizou-se quando foi instalado em 20 de junho de 1963 na Casa Branca e no Kremlin, para evitar uma guerra nuclear entre as duas maiores potências mundiais.

Lusa

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de 4 anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.