sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan e Pequim instalam 'telefone vermelho' para comunicações diretas

O 'telefone vermelho' entre a China e Taiwan, territórios num conflito ideológico e de soberania desde 1949, está preparado para entrar em funcionamento, anunciou esta terça-feira o ministro de Taiwan do Conselho dos Assuntos Chineses, Hsia Li-yan.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping.

© Edgar Su / Reuters

A instalação desta linha direta entre os dirigentes de Taipei e Pequim, criada para evitar mal entendidos e resolver conflitos, é uma das consequências do resultado do encontro entre o Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e o homólogo chinês, Xi Jinping, acordado em Singapura a 7 de novembro.

Taiwan espera que a primeira conversa telefónica entre os líderes dos dosi territórios aconteça "nos próximos dias", acrescentou Hsia, num encontro com os jornalistas, citado pela agência noticiosa espanhola Efe.

O 'telefone vermelho' enquanto meio de comunicação direta entre países em conflito celebrizou-se quando foi instalado em 20 de junho de 1963 na Casa Branca e no Kremlin, para evitar uma guerra nuclear entre as duas maiores potências mundiais.

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.