sicnot

Perfil

Mundo

Arrogância dos EUA dificulta combate ao terrorismo, acusa Rússia

A arrogância dos Estados Unidos, que impõe as suas condições à coligação internacional que bombardeia os terroristas na Sìria e no Iraque, dificulta a luta contra o terrorismo, lamentou hoje o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

© Eduardo Munoz / Reuters

"O fator que não ajuda é a ideia de exclusividade que os norte-americanos têm de si próprios; lutam contra o terrorismo de uma forma que só eles decidem, e sentem-se capazes de convencer todos os outros", disse Sergei Lavrov em entrevista ao canal de televisão 'Zvezdá'.

A coligação interancional que lideram na Síria e no Iraque, acrescentou, está formada sob o prisma dos Estados Unidos, que negam qualquer legitimidade ao presidente sírio, Bashar al Assad, e por isso dificulta qualquer acordo com as autoridades deste país árabe.

Muitos membros da coligação, "incluindo membros europeus da NATO, queriam fazer bem as coisas, ir ao Conselho de Segurança da ONU" para pedir autorização à comunidade internacional, mas os Estados Unidos insistem que "Asad é ilegítimo e não pode haver nenhum acordo".

"A arrogância da coligação dirigida pelos EUA, que dizem saber onde estão os terroristas na Síria, que se pode bombardear sem pedir autorização ao Governo" de Damasco, permite ao Governo turco, que entrou com as suas tropas no norte Iraque perante a oposição de Bagadade, atuar com a mesma impunidade, acrescentou Lavrov.

Washington tolera a intervenção russa na Síria, mas rejeita partilhar informação com Moscovo e diz que os russos têm entre os seus objetivos não apenas os terroristas do Estado Islâmico, mas também a oposição armada moderada que quer derrubar Assad.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10