sicnot

Perfil

Mundo

Ativado "telefone vermelho" entre a China e Taiwan

O "telefone vermelho" entre a República Popular da China e Taiwan, territórios que desde 1949 mantêm um conflito de soberania, entrou hoje em funcionamento, numa medida que visa fortalecer os laços entre Pequim e Taipé.

reuters

A instalação daquela linha direta de diálogo sucede a um histórico encontro entre o Presidente chinês, Xi Jinping, e o seu homólogo taiwanês, Ma Ying-jeou, em novembro passado, apesar de ambos rejeitarem a legitimidade um do outro.

Andrew Hsia, chefe do Gabinete de Taiwan para os Assuntos do Continente Chinês, falou hoje com Zhang Zhijun, o responsável pelos Assuntos de Taiwan no Conselho de Estado e no Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC).

"Hsia disse por telefone que a ligação direta é um importante resultado do encontro entre os líderes dos dois lados. Ele espera que os dois lados possam comunicar regularmente em assuntos urgentes", lê-se num comunicado emitido pelo gabinete de Hsia.

A mesma nota aponta que este mecanismo constitui "outro importante passo" nos intercâmbios entre a China e Taiwan.

Ma Xiaoguang, o porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan na China confirmou a realização daquela chamada, de acordo com a agência oficial Xinhua.

"Esperamos que as autoridades se esforcem na manutenção e promoção do desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do estreito", afirmou Ma, citado pela agência.

As relações entre a China e Taiwan ganharam novo ímpeto com a chegada ao poder do Kuomintang, partido pró-Pequim, liderado por Ma, e são hoje consideradas as melhores de sempre

A aproximação é, contudo, vista com desconfiança pela opinião pública taiwanesa, que vê os acordos comerciais entre Taipei e Pequim como prejudiciais para a população da ilha.

Nas sondagens para as eleições legislativas, previstas para o próximo mês, o Partido Democrático Progressista, mais cético em relação a Pequim, aparece como favorito a ganhar o exercício.

Depois da guerra civil chinesa ter acabado, com a vitória do PCC, o antigo governo nacionalista (Kuomintang) refugiou-se na ilha de Taiwan, onde continua a identificar-se como governante de toda a China.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a "reunificação pacífica", segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau ("Um país, dois sistemas"). Porém, ameaça "usar a força" se a ilha declarar independência.

O 'telefone vermelho' enquanto meio de comunicação direta entre países em conflito celebrizou-se quando foi instalado em 20 de junho de 1963 na Casa Branca e no Kremlin, para evitar uma guerra nuclear entre as duas maiores potências mundiais.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".