sicnot

Perfil

Mundo

Detidos em Bruxelas por ameaça de bomba ouvidos amanhã em tribunal

Os dois suspeitos de planearem um ataque em "locais emblemáticos" de Bruxelas no ano novo vão comparecer na quinta-feira a um tribunal de primeira instância, tendo um dos homens, através do seu advogado, negado hoje qualquer envolvimento.

© Francois Lenoir / Reuters

A imprensa belga indicou que Said Souati, 30 anos, é considerado recrutador e líder do grupo de motociclistas 'Kamikaze Riders', além de ser um "conhecido pregador radical".

Este habitante de Anderlecht, uma das comunas de Bruxelas, foi condenado a seis anos de prisão por envolvimento em roubos de restaurantes entre 2008 e 2009.

No mandato para a sua prisão constavam acusações de ameaças de ataques, participação em atividades de um grupo terrorista enquanto dirigente e recrutamento para ações terroristas, como autor e coautor.

Mohamed Karay, de 27 anos, através do seu advogado, contestou as acusações e negou ser radicalizado e garantiu não ter antecedentes criminais.

Também originário de Anderlecht, o homem foi detido na sua casa, onde foi encontrado material do grupo extremista Estado islâmico e equipamento de Airsoft, um desporto que envolve o uso de réplicas de armas de guerra e camuflagem.

Karay foi colocado sob prisão devido a ameaças de ataques e participação em atividades de um grupo terrorista, como autor ou coautor.

Nas operações não foram encontradas quaisquer armas.

A Procuradoria belga divulgou terça-feira a detenção de seis pessoas, quatro das quais foram libertadas, no quadro de uma investigação que revelou "ameaças sérias de atentados em locais emblemáticos de Bruxelas durante as festas de fim de ano".

A imprensa local relatou uma "operação antiterrorista discreta, mas importante" realizada nos últimos dias, em Bruxelas, na região de Liège e na província Brabante flamenga.

Para tomar a decisão de manter, ou não, os festejos do final de ano no centro de Bruxelas, o presidente daquela comuna, Yvan May, pediu ao Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (OCAM, em francês) um parecer e que deve ser feito esta tarde.

A Bélgica mantém o nível 3 de alerta, que inclui uma vigilância maior em ocasiões de concentração de pessoas, tendo o último Conselho de Ministros decidido prolongar a presença de militares nas ruas até 20 de janeiro.

Nas esquadras policiais o nível foi aumentado, até 04 de janeiro, por terem sido apontadas como possíveis alvos de ataques.

A organização responsável pela análise de ameaças não defendeu o aumento generalizado do alerta por "não ser iminente" um ataque, mas sim "uma possível e credível ameaça, ao mesmo estilo dos ataques em Paris".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.