sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco reza pelas vítimas das cheias

Papa Francisco reza pelas vítimas das cheias

O Papa Francisco rezou esta quarta-feira pelas vítimas das cheias, em particular nos Estados Unidos, no Reino Unido e na América Latina.

  • Cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas
    0:36

    Mundo

    As cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas. O Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Brasil estão a ser atingidos por tempestades que já inundaram milhares de quilómetros quadrados de campos e cidades e fizeram com que os rios transbordassem e ultrapassassem, em muito, as margens. O governo do Paraguai, o país mais atingido, já declarou o estado de emergência em sete regiões e diz que, para já, é impossível contabilizar os mortos e os danos materiais que o mau tempoe está a causar. Os meteorologistas dizem que a culpa é do El Niño, que está a ser o mais extremo dos últimos 15 anos.

  • Exército chamado a ajudar populações afetadas pelas cheias no Reino Unido
    2:11

    Mundo

    No norte de Inglaterra, o exército foi chamado para ajudar as populações afetadas pelas cheias. Só na cidade de York, quatro mil casas foram hoje evacuadas. Nas regiões vizinhas, há estradas cortadas pelas águas, centenas de povoações isoladas e sem electricidade. O governo britânico já reuniu o comité de emergência.

  • Argentina atingida pelas piores cheias em décadas

    Mundo

    O Presidente da Argentina, Mauricio Macri, visitou este domingo a cidade de Concordia para se encontrar com os residentes desalojados pelas cheias, que foram descritas por especialistas como "as mais severas da última metade do século".

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC

  • Aberta nova frente de guerra no Iraque
    1:20

    Mundo

    Uma nova frente de guerra no Iraque está aberta. O exército de Bagdade combate as forças curdas e luta pelo controlo da província petrolífera de Kirkuk. Na origem da ofensiva está o referendo não reconhecido à independência do Curdistão.