sicnot

Perfil

Mundo

Exército chinês cria novas unidades dedicadas ao espaço e à Internet

O Exército de Libertação Popular criou duas novas unidades dedicadas à tecnologia, incluindo operações no espaço e na Internet, como parte do processo de modernização das Forças Armadas com mais efetivos do mundo, informa hoje a imprensa local.

Ng Han Guan

O Presidente chinês, Xi Jinping, presidiu na quinta-feira -- o mesmo dia em que a China confirmou estar a desenvolver o seu primeiro porta-aviões de fabrico próprio -- à cerimónia de criação dos dois novos 'braços' do exército, chamados Força Balística e Força de Apoio Estratégico.

A Força Balística, fundada a partir da Segunda Artilharia, que estava encarregada do desenvolvimento de mísseis, herdará essa função mas também a de inovar no terreno dos 'rockets' espaciais.

A chamada Força de Apoio Estratégico, por seu lado, vai ocupar-se da "guerra tecnológica", tanto no espaço como na Internet, afirmaram fontes próximas do Exército de Libertação Popular, citadas hoje pelo jornal South China Morning Post.

Xi sublinhou, na cerimónia, que esta mudança é um "passo estratégico" no plano de modernização da instituição, que também prevê a redução do número de efetivos de 2,3 para dois milhões.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30