sicnot

Perfil

Mundo

Exército chinês cria novas unidades dedicadas ao espaço e à Internet

O Exército de Libertação Popular criou duas novas unidades dedicadas à tecnologia, incluindo operações no espaço e na Internet, como parte do processo de modernização das Forças Armadas com mais efetivos do mundo, informa hoje a imprensa local.

Ng Han Guan

O Presidente chinês, Xi Jinping, presidiu na quinta-feira -- o mesmo dia em que a China confirmou estar a desenvolver o seu primeiro porta-aviões de fabrico próprio -- à cerimónia de criação dos dois novos 'braços' do exército, chamados Força Balística e Força de Apoio Estratégico.

A Força Balística, fundada a partir da Segunda Artilharia, que estava encarregada do desenvolvimento de mísseis, herdará essa função mas também a de inovar no terreno dos 'rockets' espaciais.

A chamada Força de Apoio Estratégico, por seu lado, vai ocupar-se da "guerra tecnológica", tanto no espaço como na Internet, afirmaram fontes próximas do Exército de Libertação Popular, citadas hoje pelo jornal South China Morning Post.

Xi sublinhou, na cerimónia, que esta mudança é um "passo estratégico" no plano de modernização da instituição, que também prevê a redução do número de efetivos de 2,3 para dois milhões.

Lusa

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.