sicnot

Perfil

Mundo

Exército chinês cria novas unidades dedicadas ao espaço e à Internet

O Exército de Libertação Popular criou duas novas unidades dedicadas à tecnologia, incluindo operações no espaço e na Internet, como parte do processo de modernização das Forças Armadas com mais efetivos do mundo, informa hoje a imprensa local.

Ng Han Guan

O Presidente chinês, Xi Jinping, presidiu na quinta-feira -- o mesmo dia em que a China confirmou estar a desenvolver o seu primeiro porta-aviões de fabrico próprio -- à cerimónia de criação dos dois novos 'braços' do exército, chamados Força Balística e Força de Apoio Estratégico.

A Força Balística, fundada a partir da Segunda Artilharia, que estava encarregada do desenvolvimento de mísseis, herdará essa função mas também a de inovar no terreno dos 'rockets' espaciais.

A chamada Força de Apoio Estratégico, por seu lado, vai ocupar-se da "guerra tecnológica", tanto no espaço como na Internet, afirmaram fontes próximas do Exército de Libertação Popular, citadas hoje pelo jornal South China Morning Post.

Xi sublinhou, na cerimónia, que esta mudança é um "passo estratégico" no plano de modernização da instituição, que também prevê a redução do número de efetivos de 2,3 para dois milhões.

Lusa

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.