sicnot

Perfil

Mundo

Turquia avisou Alemanha sobre risco de atentados em Munique no fim do ano

Os serviços secretos turcos avisaram as forças de segurança alemãs sobre um possível atentado em Munique na véspera do Ano Novo, o que levou à evacuação de duas estações de comboio na capital bávara, informou hoje o diário Hurriyet.

© Michaela Rehle / Reuters

A Turquia partilhou com a Alemanha, a França, a Áustria e a Bélgica a informação de que cinco 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI) teriam chegado à europa com o objetivo de cometer atentados suicidas durante as celebrações do Ano Novo.

A advertência indicava que os 'jihadistas'teriam chegado á Europa em outubro depois de cruzar o Egeu com passaportes falsos, devido ao reforço da segurança nos aeroportos.

Os terroristas estariam a preparar atentados suicidas simultâneos em possíveis alvos como igrejas e zonas de lazer das capitais europeias.

O titular da pasta do Interior do Estado federado da Baviera, cuja capital é Munique, tinha indicado à imprensa que tinham sido avisados por um serviço secreto amigo que falava de uma hora e de um lugar concretos e de terroristas relacionados com o EI.

Joachim Herrmann acrescentou então que as informações recebidas eram de tal ordem que, embora pudessem não ser totalmente seguras, não poderiam ser ignoradas, pelo que se tomaram medidas imediatamente.

Segundo informações da estação televisiva bávara Bayerischer Rundfunk (BR), os alegados terroristas teriam supostamente planeado dirigir-se, dois a dois, aos locais previstos, onde se fariam explodir.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.