sicnot

Perfil

Mundo

Turquia avisou Alemanha sobre risco de atentados em Munique no fim do ano

Os serviços secretos turcos avisaram as forças de segurança alemãs sobre um possível atentado em Munique na véspera do Ano Novo, o que levou à evacuação de duas estações de comboio na capital bávara, informou hoje o diário Hurriyet.

© Michaela Rehle / Reuters

A Turquia partilhou com a Alemanha, a França, a Áustria e a Bélgica a informação de que cinco 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI) teriam chegado à europa com o objetivo de cometer atentados suicidas durante as celebrações do Ano Novo.

A advertência indicava que os 'jihadistas'teriam chegado á Europa em outubro depois de cruzar o Egeu com passaportes falsos, devido ao reforço da segurança nos aeroportos.

Os terroristas estariam a preparar atentados suicidas simultâneos em possíveis alvos como igrejas e zonas de lazer das capitais europeias.

O titular da pasta do Interior do Estado federado da Baviera, cuja capital é Munique, tinha indicado à imprensa que tinham sido avisados por um serviço secreto amigo que falava de uma hora e de um lugar concretos e de terroristas relacionados com o EI.

Joachim Herrmann acrescentou então que as informações recebidas eram de tal ordem que, embora pudessem não ser totalmente seguras, não poderiam ser ignoradas, pelo que se tomaram medidas imediatamente.

Segundo informações da estação televisiva bávara Bayerischer Rundfunk (BR), os alegados terroristas teriam supostamente planeado dirigir-se, dois a dois, aos locais previstos, onde se fariam explodir.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46