sicnot

Perfil

Mundo

Turquia avisou Alemanha sobre risco de atentados em Munique no fim do ano

Os serviços secretos turcos avisaram as forças de segurança alemãs sobre um possível atentado em Munique na véspera do Ano Novo, o que levou à evacuação de duas estações de comboio na capital bávara, informou hoje o diário Hurriyet.

© Michaela Rehle / Reuters

A Turquia partilhou com a Alemanha, a França, a Áustria e a Bélgica a informação de que cinco 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI) teriam chegado à europa com o objetivo de cometer atentados suicidas durante as celebrações do Ano Novo.

A advertência indicava que os 'jihadistas'teriam chegado á Europa em outubro depois de cruzar o Egeu com passaportes falsos, devido ao reforço da segurança nos aeroportos.

Os terroristas estariam a preparar atentados suicidas simultâneos em possíveis alvos como igrejas e zonas de lazer das capitais europeias.

O titular da pasta do Interior do Estado federado da Baviera, cuja capital é Munique, tinha indicado à imprensa que tinham sido avisados por um serviço secreto amigo que falava de uma hora e de um lugar concretos e de terroristas relacionados com o EI.

Joachim Herrmann acrescentou então que as informações recebidas eram de tal ordem que, embora pudessem não ser totalmente seguras, não poderiam ser ignoradas, pelo que se tomaram medidas imediatamente.

Segundo informações da estação televisiva bávara Bayerischer Rundfunk (BR), os alegados terroristas teriam supostamente planeado dirigir-se, dois a dois, aos locais previstos, onde se fariam explodir.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • "Tudo o que o Benfica está a fazer é uma forma de coação"
    1:59
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    As queixas do Benfica contra a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga foram tema de debate no Play-Off da SIC Notícias. Rodolfo Reis, Manuel Fernandes e Rui Santos acreditam que a posição está relacionada com o clássico Benfica-Porto do próximo sábado. Já João Alves considera que estes comunicados podem prejudicar o Benfica.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41
  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.