sicnot

Perfil

Mundo

Quantidade de açúcar consumida no Ocidente aumenta risco de cancro e metástases

As elevadas quantidades de açúcar presentes na dieta ocidental podem aumentar o risco de cancro da mama e metástases para os pulmões, revela um estudo norte-americano.

Os investigadores da Universidade do Texas fizeram experiências com ratinhos de laboratório, divididos em grupos aos quais eram dadas diferentes quantidades de açúcar.

"Percebemos que a ingestão de sacarose provocou nos ratos ao aumento de tumores e de metástases", afirmou Peiying Yang, um dos autores do estudo publicado a 1 de janeiro na revista Cancer Research. Estudos anteriores tinham já demonstrado a ligação entre o açúcar e inflamações que podem levar ao desenvolvimento de tumores cancerígenos.

"Determinámos que a fructose, que se encontra nos mais variados alimentos, é responsável por facilitar o desenvolvimento de metástases nos pulmões e cancros na mama", acrescentou o co-autor do estudo, Lorenzo Cohen, citado pelo site sciencedaily.com.

Os investigadores sublinham que a identificação dos riscos de desenvolvimento de tumores deve ser uma prioridade da saúde pública e que o aumento do consumo de açúcar é alarmante, com cada vez maior ingestão de refrigerantes, já identificados como um dos grandes contribuidores para a obesidade, problemas cardíacos e cancro por todo o mundo.

  • Diabetes afetam mais de 1 milhão de portugueses
    5:33

    Edição da Manhã

    Todos os dias há 150 portugueses diagnosticados com diabetes, num total de mais de um milhão de doentes. No Natal, é comum existirem excessos alimentares e um consumo mais acentuado de alimentos calóricos, principalmente ricos em açúcar. Silvia Alão, especialista em medicina geral e familiar, esteve na Edição da Manhã para nos ajudar a compreender como é que problemas mais graves podem ser evitados. .

  • Somos o que comemos

    Grande Reportagem SIC

    As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas. Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?

  • Especialistas esclarecem mitos e dúvidas sobre alimentação saudável
    12:26

    País

    A alimentação e a escolha dos alimentos mais saudáveis é um tema na ordem do dia. Seja por quem quer seguir uma dieta de emagrecimento ou por quem simplesmente quer ser ter uma vida mais saudável. Mas afinal faz ou não faz bem beber leite? E de que maneira devemos usar o açúcar na alimentação? Ouvimos especialistas e adeptos de regimes alimentares para não ficar perdido à hora da refeição.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19