sicnot

Perfil

Mundo

Quantidade de açúcar consumida no Ocidente aumenta risco de cancro e metástases

As elevadas quantidades de açúcar presentes na dieta ocidental podem aumentar o risco de cancro da mama e metástases para os pulmões, revela um estudo norte-americano.

Os investigadores da Universidade do Texas fizeram experiências com ratinhos de laboratório, divididos em grupos aos quais eram dadas diferentes quantidades de açúcar.

"Percebemos que a ingestão de sacarose provocou nos ratos ao aumento de tumores e de metástases", afirmou Peiying Yang, um dos autores do estudo publicado a 1 de janeiro na revista Cancer Research. Estudos anteriores tinham já demonstrado a ligação entre o açúcar e inflamações que podem levar ao desenvolvimento de tumores cancerígenos.

"Determinámos que a fructose, que se encontra nos mais variados alimentos, é responsável por facilitar o desenvolvimento de metástases nos pulmões e cancros na mama", acrescentou o co-autor do estudo, Lorenzo Cohen, citado pelo site sciencedaily.com.

Os investigadores sublinham que a identificação dos riscos de desenvolvimento de tumores deve ser uma prioridade da saúde pública e que o aumento do consumo de açúcar é alarmante, com cada vez maior ingestão de refrigerantes, já identificados como um dos grandes contribuidores para a obesidade, problemas cardíacos e cancro por todo o mundo.

  • Diabetes afetam mais de 1 milhão de portugueses
    5:33

    Edição da Manhã

    Todos os dias há 150 portugueses diagnosticados com diabetes, num total de mais de um milhão de doentes. No Natal, é comum existirem excessos alimentares e um consumo mais acentuado de alimentos calóricos, principalmente ricos em açúcar. Silvia Alão, especialista em medicina geral e familiar, esteve na Edição da Manhã para nos ajudar a compreender como é que problemas mais graves podem ser evitados. .

  • Somos o que comemos

    Grande Reportagem SIC

    As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas. Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?

  • Especialistas esclarecem mitos e dúvidas sobre alimentação saudável
    12:26

    País

    A alimentação e a escolha dos alimentos mais saudáveis é um tema na ordem do dia. Seja por quem quer seguir uma dieta de emagrecimento ou por quem simplesmente quer ser ter uma vida mais saudável. Mas afinal faz ou não faz bem beber leite? E de que maneira devemos usar o açúcar na alimentação? Ouvimos especialistas e adeptos de regimes alimentares para não ficar perdido à hora da refeição.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.