sicnot

Perfil

Mundo

Sistema de saúde britânico cria aplicação para medir açúcar dos alimentos

O sistema nacional de saúde britânico (Public Health England - PHE) criou uma aplicação para telemóveis que informa as quantidades de açúcar presentes nos alimentos e bebidas. Está agora em curso uma campanha para sensibilizar os pais e para utilizarem esta aplicação gratuita.

Change4Life

As autoridades de saúde britânicas estão determinadas em combater a obesidade, a diabetes tipo II e as cáries, encorajando os pais a escolherem alternativas alimentares mais saudáveis. De acordo com os dados da PHE, as crianças estão a ingerir três vezes mais o limite de açúcar.

Na Grã-Bretanha, em média as crianças entre 4 e 10 anos estão a consumir 22 kg de açúcar por ano. O equivalente a 5500 cubos de açúcar. Mais do que o peso de uma criança de 5 anos.

A nova campanha - Change4Life - disponibiliza a aplicação que lê os códigos de barras dos produtos e revela o total de açúcar presente, em cubos ou gramas.

Cada cubo tem aproximadamente 5 gramas, cada pacote de açúcar igual aos que são habitualmente consumidos em Portugal tem 7 gramas.

Em princípio, a aplicação para telemóveis funcionará apenas em Inglaterra.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46