sicnot

Perfil

Mundo

Sistema de saúde britânico cria aplicação para medir açúcar dos alimentos

O sistema nacional de saúde britânico (Public Health England - PHE) criou uma aplicação para telemóveis que informa as quantidades de açúcar presentes nos alimentos e bebidas. Está agora em curso uma campanha para sensibilizar os pais e para utilizarem esta aplicação gratuita.

Change4Life

As autoridades de saúde britânicas estão determinadas em combater a obesidade, a diabetes tipo II e as cáries, encorajando os pais a escolherem alternativas alimentares mais saudáveis. De acordo com os dados da PHE, as crianças estão a ingerir três vezes mais o limite de açúcar.

Na Grã-Bretanha, em média as crianças entre 4 e 10 anos estão a consumir 22 kg de açúcar por ano. O equivalente a 5500 cubos de açúcar. Mais do que o peso de uma criança de 5 anos.

A nova campanha - Change4Life - disponibiliza a aplicação que lê os códigos de barras dos produtos e revela o total de açúcar presente, em cubos ou gramas.

Cada cubo tem aproximadamente 5 gramas, cada pacote de açúcar igual aos que são habitualmente consumidos em Portugal tem 7 gramas.

Em princípio, a aplicação para telemóveis funcionará apenas em Inglaterra.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14