sicnot

Perfil

Mundo

Sistema de saúde britânico cria aplicação para medir açúcar dos alimentos

O sistema nacional de saúde britânico (Public Health England - PHE) criou uma aplicação para telemóveis que informa as quantidades de açúcar presentes nos alimentos e bebidas. Está agora em curso uma campanha para sensibilizar os pais e para utilizarem esta aplicação gratuita.

Change4Life

As autoridades de saúde britânicas estão determinadas em combater a obesidade, a diabetes tipo II e as cáries, encorajando os pais a escolherem alternativas alimentares mais saudáveis. De acordo com os dados da PHE, as crianças estão a ingerir três vezes mais o limite de açúcar.

Na Grã-Bretanha, em média as crianças entre 4 e 10 anos estão a consumir 22 kg de açúcar por ano. O equivalente a 5500 cubos de açúcar. Mais do que o peso de uma criança de 5 anos.

A nova campanha - Change4Life - disponibiliza a aplicação que lê os códigos de barras dos produtos e revela o total de açúcar presente, em cubos ou gramas.

Cada cubo tem aproximadamente 5 gramas, cada pacote de açúcar igual aos que são habitualmente consumidos em Portugal tem 7 gramas.

Em princípio, a aplicação para telemóveis funcionará apenas em Inglaterra.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.