sicnot

Perfil

Mundo

Varoufakis vai lançar novo partido de esquerda pan-europeu

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai lançar em fevereiro, a partir de Berlim, um novo partido de esquerda pan-europeu, noticia a edição de segunda-feira do jornal Neues Deutschland.

© Neil Hall / Reuters

De acordo com o diário, Varoufakis apresentará o partido Democracy in Europe Movement 2025 (DiEM25) a 09 de fevereiro, no Volksbühne, teatro onde se representam peças vanguardistas ou provocadoras.

Segundo o jornal, o projeto político que Varufakis vai apresentar juntamente com outros correligionários define-se como uma "nova democratização da Europa" que visa deter a atual fragmentação das formações de esquerda.

Yanis Varoufakis foi titular da pasta das Finanças no primeiro Governo dirigido por Alexis Tsipras, líder do partido esquerdista Syriza, tendo sido a sua figura mais mediática e controversa.

O ex-ministro contestou as medidas de austeridade defendidas pelo grosso da União Europeia, com a Alemanha à cabeça, como condição para o resgate financeiro da Grécia.

Em julho, demitiu-se quando o Governo de Tsipras se comprometia a respeitar os termos negociados com a troika internacional de credores.

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.