sicnot

Perfil

Mundo

Varoufakis vai lançar novo partido de esquerda pan-europeu

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai lançar em fevereiro, a partir de Berlim, um novo partido de esquerda pan-europeu, noticia a edição de segunda-feira do jornal Neues Deutschland.

© Neil Hall / Reuters

De acordo com o diário, Varoufakis apresentará o partido Democracy in Europe Movement 2025 (DiEM25) a 09 de fevereiro, no Volksbühne, teatro onde se representam peças vanguardistas ou provocadoras.

Segundo o jornal, o projeto político que Varufakis vai apresentar juntamente com outros correligionários define-se como uma "nova democratização da Europa" que visa deter a atual fragmentação das formações de esquerda.

Yanis Varoufakis foi titular da pasta das Finanças no primeiro Governo dirigido por Alexis Tsipras, líder do partido esquerdista Syriza, tendo sido a sua figura mais mediática e controversa.

O ex-ministro contestou as medidas de austeridade defendidas pelo grosso da União Europeia, com a Alemanha à cabeça, como condição para o resgate financeiro da Grécia.

Em julho, demitiu-se quando o Governo de Tsipras se comprometia a respeitar os termos negociados com a troika internacional de credores.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.