sicnot

Perfil

Mundo

Equador com mais baixa taxa anual de homicídios em 35 anos

Equador fechou 2015 com uma taxa de homicídio de 6,3 por 100 mil habitantes, o mais baixo valor desde 1980, anunciou, esta segunda-feira, o ministro do Interior.

© STR New / Reuters

Segundo as estatísticas oficiais, o Equador figura como o terceiro país mais seguro na América Latina.

"2015 deixa-nos otimistas relativamente à nossa violência crítica. Esta taxa de mortalidade violenta deixa-nos apenas atrás do Chile e da Argentina e acima do Uruguai", escreveu Jose Serrano na sua conta na rede social Twitter.

Os dados oficiais mostram que o Chile tem uma taxa de homicídios de 2,9 casos por 100 mil habitantes, a Argentina de 5,5 e o Uruguai de 7,8.

Para 2016, o Governo do Equador espera baixar a taxa para cinco casos por cada 100 mil habitantes.

"Vamos consolidar esta mudança (...) em nome da segurança e para que todos os equatorianos vivam sem medo", afirmou o ministro.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".