sicnot

Perfil

Mundo

Ferroviários grevistas transportam estudantes para exames em universidades belgas

Os trabalhadores ferroviários belgas, em greve quarta e quinta-feira, lançaram uma página na rede social Facebook para organizar formas de transportar estudantes universitários aos exames marcados para os dias de paralisação.

reuters

Denominada "Ma portière t'est ouverte" (a minha porta está aberta), a iniciativa visou garantir transporte a quem não tenha outra alternativa para comparecer nos exames, ao mesmo tempo que transmite a mensagem que os grevistas "não são os vilões".

Através da página, os grevistas informaram ter já comunicado com as pessoas que serão transportadas e pediram desculpa a quem não puderam ajudar.

"A operação não é realmente um sucesso, mas também não é um fracasso. Vamos dizer que há uma primeira vez para tudo. Desejamos boa sorte para os exames!", lê-se num post.

Os ferroviários informaram ainda terem-se associado a um 'site' de partilha de boleias para "encontrar o máximo de soluções".

Por seu lado, estudantes lançaram uma outra página para "soluções de habitação de apoio", que permitem acolher estudantes que não consigam viajar nos dias da greve.

Várias universidades belgas também se adaptaram à situação, nomeadamente ao disponibilizar camas nos dormitórios e notaram que os avisos de greve foram feitos antecipadamente, pelo que a realização dos exames deverá decorrer normalmente.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim