sicnot

Perfil

Mundo

Relações sociais fazem bem à saúde

Quanto mais relações sociais uma pessoa tiver numa fase inicial da vida, melhor será a sua saúde. É o que sustenta um estudo da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

AP

Com base nestas conclusões, explica um dos investigadores da Universidade, "deveria ser importante encorajar os adolescentes e jovens a construir relações sociais alargadas e capacidades sociais para interagir com os outros, tal como a comer de forma saudável e a ser fisicamente ativo".

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of The National Academy of Sciences, conclui que os adultos vivem mais se tiverem mais relações sociais - demonstrando a ligação que existe entre os mecanismos biológicos que prolongam a vida e relações sociais.

Como exemplo, o estudo sustenta que na adolescência, o isolamento aumenta o risco de inflamação. Em idade adulta, o isolamento é mais prejudicial à saúde que a diabetes ou a hipertensão.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.