sicnot

Perfil

Mundo

Relações sociais fazem bem à saúde

Quanto mais relações sociais uma pessoa tiver numa fase inicial da vida, melhor será a sua saúde. É o que sustenta um estudo da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

AP

Com base nestas conclusões, explica um dos investigadores da Universidade, "deveria ser importante encorajar os adolescentes e jovens a construir relações sociais alargadas e capacidades sociais para interagir com os outros, tal como a comer de forma saudável e a ser fisicamente ativo".

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of The National Academy of Sciences, conclui que os adultos vivem mais se tiverem mais relações sociais - demonstrando a ligação que existe entre os mecanismos biológicos que prolongam a vida e relações sociais.

Como exemplo, o estudo sustenta que na adolescência, o isolamento aumenta o risco de inflamação. Em idade adulta, o isolamento é mais prejudicial à saúde que a diabetes ou a hipertensão.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.