sicnot

Perfil

Mundo

Relações sociais fazem bem à saúde

Quanto mais relações sociais uma pessoa tiver numa fase inicial da vida, melhor será a sua saúde. É o que sustenta um estudo da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

AP

Com base nestas conclusões, explica um dos investigadores da Universidade, "deveria ser importante encorajar os adolescentes e jovens a construir relações sociais alargadas e capacidades sociais para interagir com os outros, tal como a comer de forma saudável e a ser fisicamente ativo".

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of The National Academy of Sciences, conclui que os adultos vivem mais se tiverem mais relações sociais - demonstrando a ligação que existe entre os mecanismos biológicos que prolongam a vida e relações sociais.

Como exemplo, o estudo sustenta que na adolescência, o isolamento aumenta o risco de inflamação. Em idade adulta, o isolamento é mais prejudicial à saúde que a diabetes ou a hipertensão.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46