sicnot

Perfil

Mundo

EUA questionam teste nuclear com bomba de hidrogénio pela Coreia do Norte

Os Estados Unidos questionaram hoje as afirmações da Coreia do Norte sobre a realização de um primeiro ensaio com uma bomba de hidrogénio (bomba H), muito mais poderosa que uma bomba atómica comum.

Pablo Martinez Monsivais

"A análise inicial realizada não é consistente com as afirmações da Coreia do Norte, segundo as quais realizou com sucesso o seu primeiro ensaio com uma bomba de hidrogénio", declarou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, durante a sua conferência de imprensa diária.

O porta-voz também referiu na sequência deste ensaio, o quarto desde 2006 mas o primeiro em que o regime norte-coreano assegura ter detonado uma bomba de hidrogénio, que o Governo norte-americano não alterou a sua avaliação sobre as "capacidades" nucleares de Pyongyang.

Segundo Earnest, esta nova prova nuclear norte-coreana é uma "provocadora e flagrante violação" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O porta-voz do Presidente dos EUA Barack Obama insistiu ainda que a Coreia do Norte deve pôr termo a este género de provocações e comprometer-se com a desnuclearização.

Lusa

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.