sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro da Costa do Marfim encarregado de formar novo governo

O primeiro-ministro da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan, que apresentou hoje de manhã a sua demissão e a do seu governo, foi reconduzido à tarde pelo presidente Alassane Ouattara, anunciou o secretário-geral da presidência.

© Francois Lenoir / Reuters

"O presidente da República" assinou um "decreto relativo à nomeação de Daniel Kablan Duncan na qualidade de primeiro-ministro, chefe do governo, e encarregou-o de lhe propor, o mais rapidamente possível, um novo governo", afirmou Amadou Gon Coulibaly numa curta declaração.

Segundo fonte próxima da presidência, o novo governo, rejuvenescido e com mais mulheres, deve ser conhecido no início da próxima semana.

Ao aceitar hoje a demissão de Kablan Duncan, dois meses depois do início do seu segundo mandato, Ouattara declarou que "a criação do novo governo terá como objetivo uma maior coesão para maior eficácia na ação governamental".

O chefe de Estado, reeleito à primeira volta a 25 de outubro, com 83% dos votos, elogiou na mesma altura o primeiro-ministro pela sua "competência, liderança e ação à frente do governo" e os restantes membros do governo "pela boa condução dos assuntos de Estado".

Segundo a imprensa e observadores, há várias semanas que se esperava uma remodelação governamental na Costa do Marfim.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.