sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro da Costa do Marfim encarregado de formar novo governo

O primeiro-ministro da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan, que apresentou hoje de manhã a sua demissão e a do seu governo, foi reconduzido à tarde pelo presidente Alassane Ouattara, anunciou o secretário-geral da presidência.

© Francois Lenoir / Reuters

"O presidente da República" assinou um "decreto relativo à nomeação de Daniel Kablan Duncan na qualidade de primeiro-ministro, chefe do governo, e encarregou-o de lhe propor, o mais rapidamente possível, um novo governo", afirmou Amadou Gon Coulibaly numa curta declaração.

Segundo fonte próxima da presidência, o novo governo, rejuvenescido e com mais mulheres, deve ser conhecido no início da próxima semana.

Ao aceitar hoje a demissão de Kablan Duncan, dois meses depois do início do seu segundo mandato, Ouattara declarou que "a criação do novo governo terá como objetivo uma maior coesão para maior eficácia na ação governamental".

O chefe de Estado, reeleito à primeira volta a 25 de outubro, com 83% dos votos, elogiou na mesma altura o primeiro-ministro pela sua "competência, liderança e ação à frente do governo" e os restantes membros do governo "pela boa condução dos assuntos de Estado".

Segundo a imprensa e observadores, há várias semanas que se esperava uma remodelação governamental na Costa do Marfim.

Lusa

  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01