sicnot

Perfil

Mundo

Republicanos culpam política externa de Obama pelo teste nuclear norte-coreano

Os candidatos republicanos à nomeação presidencial afirmaram hoje que o recente teste nuclear norte-coreano é uma consequência da política externa do Presidente norte-americano Barack Obama e da ex-secretária de Estado e candidata democrata presidencial, Hillary Clinton.

© Carlos Barria / Reuters

"Este facto acentua a gravidade das ameaças que estamos a enfrentar agora e também a total loucura da política externa Obama-Clinton", disse o senador Ted Cruz, em declarações aos jornalistas antes de um encontro com eleitores no Estado norte-americano do Iowa.

"Quando olhamos para a Coreia do Norte é como olhar para uma bola de cristal. É isto que vai acontecer com o Irão se continuarmos pelo caminho errado", prosseguiu o político do Estado do Texas, numa referência ao acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

A Coreia do Norte anunciou hoje que tinha realizado o seu primeiro teste nuclear com uma bomba de hidrogénio. Caso se confirme, este será o quarto teste nuclear conhecido desde 2006, altura em que as Nações Unidas começaram a impor sanções contra o regime de Pyongyang.

Ted Cruz responsabilizou o Presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, e a sua antiga secretária de Estado, Hillary Clinton, por terem influenciado um desagravamento das sanções ao regime norte-coreano, permitindo um fluxo de milhões de dólares "usados para o desenvolvimento de armas nucleares".

O controverso multimilionário Donald Trump, candidato que lidera as intenções de voto dos republicanos, também apontou o dedo à China, afirmando que as autoridades de Pequim conheciam as ações da Coreia do Norte, sendo obrigadas a "encontrar uma solução para o problema".

"Caso contrário, devemos dificultar em muito as relações comerciais", disse o magnata.

Num comunicado, o senador da Florida e também pré-candidato republicano, Marco Rubio, acusou Obama de ter ficado de braços cruzados enquanto "um país governado por um lunático ampliava o respetivo arsenal nuclear".

Outro candidato à nomeação republicana, Jeb Bush, escreveu na rede social Twitter que o teste nuclear revela "o perigo de continuar com a inútil política" externa de Obama e de Hillary Clinton.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.