sicnot

Perfil

Mundo

Republicanos culpam política externa de Obama pelo teste nuclear norte-coreano

Os candidatos republicanos à nomeação presidencial afirmaram hoje que o recente teste nuclear norte-coreano é uma consequência da política externa do Presidente norte-americano Barack Obama e da ex-secretária de Estado e candidata democrata presidencial, Hillary Clinton.

© Carlos Barria / Reuters

"Este facto acentua a gravidade das ameaças que estamos a enfrentar agora e também a total loucura da política externa Obama-Clinton", disse o senador Ted Cruz, em declarações aos jornalistas antes de um encontro com eleitores no Estado norte-americano do Iowa.

"Quando olhamos para a Coreia do Norte é como olhar para uma bola de cristal. É isto que vai acontecer com o Irão se continuarmos pelo caminho errado", prosseguiu o político do Estado do Texas, numa referência ao acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

A Coreia do Norte anunciou hoje que tinha realizado o seu primeiro teste nuclear com uma bomba de hidrogénio. Caso se confirme, este será o quarto teste nuclear conhecido desde 2006, altura em que as Nações Unidas começaram a impor sanções contra o regime de Pyongyang.

Ted Cruz responsabilizou o Presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, e a sua antiga secretária de Estado, Hillary Clinton, por terem influenciado um desagravamento das sanções ao regime norte-coreano, permitindo um fluxo de milhões de dólares "usados para o desenvolvimento de armas nucleares".

O controverso multimilionário Donald Trump, candidato que lidera as intenções de voto dos republicanos, também apontou o dedo à China, afirmando que as autoridades de Pequim conheciam as ações da Coreia do Norte, sendo obrigadas a "encontrar uma solução para o problema".

"Caso contrário, devemos dificultar em muito as relações comerciais", disse o magnata.

Num comunicado, o senador da Florida e também pré-candidato republicano, Marco Rubio, acusou Obama de ter ficado de braços cruzados enquanto "um país governado por um lunático ampliava o respetivo arsenal nuclear".

Outro candidato à nomeação republicana, Jeb Bush, escreveu na rede social Twitter que o teste nuclear revela "o perigo de continuar com a inútil política" externa de Obama e de Hillary Clinton.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.