sicnot

Perfil

Mundo

Tailândia suspende envio de arroz para o Irão devido a crise com Arábia Saudita

A Tailândia suspendeu temporariamente o envio de um milhão de toneladas de arroz para o Irão devido à crise no Médio Oriente, motivada pela rutura diplomática entre Riade e Teerão, segundo fontes oficiais.

© Jorge Silva / Reuters

As autoridades tailandesas vão reunir-se com os representantes diplomáticos dos dois países antes de tomar uma decisão, em fevereiro, sobre a venda de arroz para o Irão, indicaram à Efe fontes do Departamento do Comércio Exterior tailandês.

A Tailândia, que tem grandes reservas de arroz, prevê exportar este ano nove milhões de toneladas, estimadas em 4.780 milhões de dólares (cerca de 4.440 milhões de euros).

A Arábia Saudita e o Irão cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução, em Riade, no passado sábado, do líder religioso xiita Nimr-al-Nimr e posteriores ataques à embaixada saudita em Teerão e ao consulado na cidade iraniana de Mashhad.

A crise gerou preocupação entre a comunidade internacional, que apelou à calma de ambos os países, de modo a evitar que uma escalada da tensão afete as negociações abertas para solucionar os conflitos na Síria, Iraque e Iémen.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.