sicnot

Perfil

Mundo

Célebre navio do comandante Cousteau vai voltar a navegar

A associação proprietária do "Calypso", o célebre navio de exploração oceanográfica do comandante Jacques-Yves Cousteau, ao abandono desde 2007 num porto francês, anunciou esta quinta-feira que a embarcação vai regressar ao mar.

Em janeiro de 1996, o "Calypso" naufragou em Singapura. (Arquivo)

Em janeiro de 1996, o "Calypso" naufragou em Singapura. (Arquivo)

© STR New / Reuters

"Estamos a trabalhar para tirar o navio de Concarneau (Bretanha, oeste de França) no prazo de três meses. O nosso objetivo é reparar completamente o navio e que volte a navegar para ser o embaixador dos oceanos, como queria o comandante", disse a associação Equipa Cousteau.

"Consideramos serem necessários entre 12 e 18 meses para pôr o 'Calypso' a navegar. Já contactámos empresas para esta empreitada", acrescentou.

A bordo do "Calypso", o explorador Jacques-Yves Cousteau percorreu, a partir de 1950 e durante mais de 40 anos, os oceanos para realizar filmes sobre os fundos marinhos, vistos em todo o mundo.

Com o seu barrete vermelho de escafandrista, Cousteau realizou vários documentários, sendo provavelmente o mais famoso "Le Monde Du Silence", que ganhou a Palma de ouro no festival de cinema de Cannes, em 1956.

Em janeiro de 1996, o "Calypso" naufragou em Singapura. Posto a flutuar, foi colocado em Concarneau em 2007, onde devia ter sido restaurado.

Divergências entre o estaleiro naval Piriou, encarregado dos trabalhos, e a Equipa Cousteau interromperam a recuperação do navio.

Em dezembro de 2014, a justiça francesa determinou que a associação devia retirar o "Calypso" do estaleiro antes de 12 de março deste ano e pagar à Piriou os trabalhos já efetuados, no valor de cerca de 300 mil euros.

A Equipa Cousteau indicou que o navio podia ser exposto no Mónaco, na água ou em doca seca, enquanto a empresa ameaçava leiloar o "Calypso".

"A Equipa Cousteau conseguiu sentar, à mesma mesa, vários mecenas internacionais generosos e muito motivados", disse a associação na sua página digital.

"Quando o 'Calypso' regressar ao Mediterrâneo, estará a navegar com os seus próprios motores, como queria o comandante Cousteau", acrescentou Francine Cousteau, segunda mulher do explorador e presidente da Equipa Cousteau.

Em comunicado, o estaleiro Piriou garantiu que fará "tudo ao seu alcance para permitir a saída do 'Calypso' da doca nas melhores condições", apesar de afirmar desconhecer o projeto de retirar o navio durante o primeiro trimestre. O estaleiro confirmou ter recebido, em dezembro, a soma devida pela associação.

Lusa

  • Neto de Jacques Cousteau tenta permanecer 31 dias num bunker submarino

    Mundo

    Fabien Cousteau iniciou no passado domingo, 1 de junho, uma aventura que tem como objetivo permanecer 31 dias num bunker submarino. Aquarius, um laboratório instalado a 20 metros de profundidade na Florida, é o espaço onde Fabien tenta superar o recorde de 30 dias atingido pelo avô, Jacques Cousteau, em 1963.

  • Neto de Jacques Costeau vive um mês debaixo de água
    1:30

    Mundo

    Uma equipa de oceanógrafos e investigadores passou um mês debaixo de água. é um novo recorde. Fabien Cousteau, 46 anos, passou os últimos 31 dias a viver no fundo do mar, a 18 metros de profundidade, ao largo das ilhas Key, na Florida. Em 1963, o avô de Fabien, o francês Jacques Cousteau, viveu 30 dias em condições semelhantes, a nove metros de profundidade, no mar Vermelho. O neto assegura que não queria bater o record do avô mas apenas chamar novamente a atenção para a conservação dos oceanos.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25