sicnot

Perfil

Mundo

Macaco sem direitos sobre própria selfie

Um juiz do Tribunal Federal de São Francisco, nos EUA, decidiu que o macaco, autor desta "selfie" de 2011, não tem quaisquer direitos sobre a imagem. A fotografia pertence ao dono da máquina.

Selfie de Noruto que pertence, por decisão judicial, a David Slater

Selfie de Noruto que pertence, por decisão judicial, a David Slater

Esta história começa em 2011. O fotógrafo David Slater passeava-se pela ilha de Sulawesi, na Indonésia. Noruto, o macaco, que por lá andava, roubou-lhe a câmara fotográfica e disparou uma selfie.

David achou graça e usou a imagem.

Quem não achou muita piada foi a PETA, uma organização não-governamental de defesa de direitos dos animais. Apresentou, o ano passado, uma ação em tribunal, a pedir que o macaco fosse reconhecido como o autor da fotografia e ficasse com os direitos da imagem.

O juiz do tribunal de São Francisco decidiu que é o fotógrafo quem tem os diretos da imagem.

A disputa em torno dos direitos sobre a imagem arrasta-se desde 2014. A entidade que regula os direitos de autor dos EUA negou ao fotógrafo os direitos sobre a famosa "selfie".

David Slater decidiu então processar a Fundação Wikimedia, por publicar a fotografia e se recusar reconhecer o fotógrafo como autor da imagem. Pediu 30 mil dólares de indemnização.

Entretanto, e em reação a esta decisão, do tribunal de São Fransciso, um porta-voz da PETA já fez saber que a organização vai recorrer.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".