sicnot

Perfil

Mundo

Agência antidroga norte-americana felicita México pela captura de "El Chapo"

A agência antidroga dos Estados Unidos (DEA) mostrou-se hoje "extremamente satisfeita" com a captura do narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman, seis meses depois de ter fugido da prisão, e felicitou as autoridades mexicanas.

Joaquín El Chapo Guzmán

Joaquín El Chapo Guzmán

Eduardo Verdugo

"A DEA está extremamente satisfeita com a captura de El Chapo Guzman. As nossas felicitações ao Governo mexicano e saudamos a coragem que teve para aquela detenção", reagiu o organismo na sua conta no Twitter.

"El Chapo", de 58 anos, era o traficante de droga mais procurado do mundo, depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança a 11 de julho de 2015.

O Presidente do México, Henrique Peña Nieto, anunciou hoje a captura do narcotraficante.

Guzmán foi detido na madrugada de hoje na sequência de uma operação da Secretaria da Marinha (Semar) na localidade de Los Mochis, estado de Sinaloa (noroeste), a região de onde provém Guzmán e a maioria dos mais famosos narcotraficantes mexicanos. Esta foi a segunda detenção de "El Chapo", após duas fugas espetaculares.

Guzmán foi capturado na Guatemala em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão escapou pela primeira vez em 2001 da penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após nova detenção em 2014, numa ação que foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico da última década, foi colocado na prisão de Almoloya de Juárez, no estado do México (centro do país).

Em 11 de julho conseguiu escapar da sua cela por um túnel com 1,5 quilómetros e com ligação a uma casa situada fora do perímetro do centro de detenção.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.