sicnot

Perfil

Mundo

Agência antidroga norte-americana felicita México pela captura de "El Chapo"

A agência antidroga dos Estados Unidos (DEA) mostrou-se hoje "extremamente satisfeita" com a captura do narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman, seis meses depois de ter fugido da prisão, e felicitou as autoridades mexicanas.

Joaquín El Chapo Guzmán

Joaquín El Chapo Guzmán

Eduardo Verdugo

"A DEA está extremamente satisfeita com a captura de El Chapo Guzman. As nossas felicitações ao Governo mexicano e saudamos a coragem que teve para aquela detenção", reagiu o organismo na sua conta no Twitter.

"El Chapo", de 58 anos, era o traficante de droga mais procurado do mundo, depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança a 11 de julho de 2015.

O Presidente do México, Henrique Peña Nieto, anunciou hoje a captura do narcotraficante.

Guzmán foi detido na madrugada de hoje na sequência de uma operação da Secretaria da Marinha (Semar) na localidade de Los Mochis, estado de Sinaloa (noroeste), a região de onde provém Guzmán e a maioria dos mais famosos narcotraficantes mexicanos. Esta foi a segunda detenção de "El Chapo", após duas fugas espetaculares.

Guzmán foi capturado na Guatemala em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão escapou pela primeira vez em 2001 da penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após nova detenção em 2014, numa ação que foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico da última década, foi colocado na prisão de Almoloya de Juárez, no estado do México (centro do país).

Em 11 de julho conseguiu escapar da sua cela por um túnel com 1,5 quilómetros e com ligação a uma casa situada fora do perímetro do centro de detenção.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.