sicnot

Perfil

Mundo

Agência antidroga norte-americana felicita México pela captura de "El Chapo"

A agência antidroga dos Estados Unidos (DEA) mostrou-se hoje "extremamente satisfeita" com a captura do narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman, seis meses depois de ter fugido da prisão, e felicitou as autoridades mexicanas.

Joaquín El Chapo Guzmán

Joaquín El Chapo Guzmán

Eduardo Verdugo

"A DEA está extremamente satisfeita com a captura de El Chapo Guzman. As nossas felicitações ao Governo mexicano e saudamos a coragem que teve para aquela detenção", reagiu o organismo na sua conta no Twitter.

"El Chapo", de 58 anos, era o traficante de droga mais procurado do mundo, depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança a 11 de julho de 2015.

O Presidente do México, Henrique Peña Nieto, anunciou hoje a captura do narcotraficante.

Guzmán foi detido na madrugada de hoje na sequência de uma operação da Secretaria da Marinha (Semar) na localidade de Los Mochis, estado de Sinaloa (noroeste), a região de onde provém Guzmán e a maioria dos mais famosos narcotraficantes mexicanos. Esta foi a segunda detenção de "El Chapo", após duas fugas espetaculares.

Guzmán foi capturado na Guatemala em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão escapou pela primeira vez em 2001 da penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após nova detenção em 2014, numa ação que foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico da última década, foi colocado na prisão de Almoloya de Juárez, no estado do México (centro do país).

Em 11 de julho conseguiu escapar da sua cela por um túnel com 1,5 quilómetros e com ligação a uma casa situada fora do perímetro do centro de detenção.

Lusa

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.