sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da polícia de Colónia suspenso após assaltos na noite de Ano Novo

O chefe da polícia da cidade alemã de Colónia (oeste), Wolfgang Albers, sob crítica desde o incidente das agressões na noite de Ano Novo, foi suspenso, indicou hoje a agência noticiosa alemã DPA, citando fontes políticas locais.

Albers, de 60 anos, ficou em "aposentação temporária" na sequência das violências, indicou a agência. O chefe da polícia tem sido criticado pela inação dos seus serviços.

A polícia registou mais de 120 queixas apresentadas por mulheres sobre assaltos, abusos sexuais e duas violações, alegadamente cometidos por grupos de homens jovens que se encontravam entre a multidão que comemorava a passagem de ano perto da principal estação de comboios da cidade.

Várias testemunhas relataram que grupos de 20 a 30 jovens adultos "que pareciam ser de origem árabe" cercaram e agrediram as vítimas.

Os ataques ocorreram apesar do forte dispositivo policial destacado.

"A polícia não pode trabalhar desta maneira", declarou na terça-feira o ministro do Interior alemão, Thomas De Maizière, à cadeia de televisão pública ARD.

O Ministério do Interior alemão anunciou hoje que identificou 31 suspeitos pela onda de agressões e roubos verificados em Colónia, 18 dos quais são requerentes de asilo.

O porta-voz do ministério, Tobias Plate, disse que ainda estão por identificar os autores de alegadas agressões sexuais.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.