sicnot

Perfil

Mundo

Dois austríacos e um sueco feridos em ataque no sul do Egito

Três turistas europeus - dois austríacos e um sueco - ficaram hoje feridos num ataque contra um hotel em Hurgada, a 450 quilómetros a sul do Cairo, anunciou a polícia egípcia, que matou um atacante e feriu um segundo.

© Amr Dalsh / Reuters

Antes, uma fonte da segurança, citada pela agência noticiosa espanhola EFE, tinha afirmado que duas turistas - uma dinamarquesa e uma alemã - tinham ficado feridas no ataque.

A EFE citou o ministro do Turismo egípcio, Hisham Zazu, ao afirmar que o ataque tinha sido uma tentativa de roubo e que as forças de segurança egípcias mataram os três atacantes, que só usaram armas brancas.

Esta noite, os atacantes, armados com facas, tentaram entrar no hotel Bella Vista, passando pelo restaurante do estabelecimento com entrada pela rua, afirmou o ministério do Interior egípcio em comunicado.

Um dos dois atacantes, um estudante de cerca de 20 anos, foi abatido pelas forças de segurança, enquanto o segundo ficou "gravemente ferido", acrescentou o ministério

Os ataques terroristas aumentaram no Egito desde o golpe militar de julho de 2013, que afastou do poder o presidente islamita eleito Mohamed Mursi, e têm normalmente como alvo as forças de segurança.

No ano passado verificou-se apenas um único atentado contra um alvo turístico, em junho passado, no templo faraónico de Karnak, na cidade de Luxor, no qual morreram dois alegados terroristas.

No mesmo mês, dois agentes da polícia de turismo e antiguidades, de serviço num posto de segurança perto da zona arqueológica das pirâmides de Gizé, morreram durante um tiroteio com atacantes desconhecidos.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.