sicnot

Perfil

Mundo

Estilista francês André Courrèges morre aos 92 anos

O estilista francês André Courrèges, símbolo de uma revolução de estilo nos anos 60, morreu na quinta-feira, com 92 anos, após três décadas de luta contra a doença de Parkinson, informou a Maison de Courrèges em comunicado.

COURREGES/HANDOUT

Nascido a 9 de março de 1923 na cidade de Pau, no sul de França, estudou Engenharia Civil na Escola Nacional de Ponts-et-Chaussées, onde ficou fascinado pela Arquitetura, o que o faria revolucionar a moda na década de 60.

Piloto na II Guerra Mundial, Courrèges fundou a casa de alta-costura em 1961 e viu a sua coleção de 1964, "Space Age", catapultá-lo para a fama, tendo sido, por um período, a coqueluche da moda francesa.

Popularizado pelos mini-vestidos angulares, que combinou com óculos de proteção e capacetes inspirados nos astronautas, bem como pela opção por calças formais para senhora e por mini-saias, cuja ideia original sempre disputou com Mary Quant, o estilista teve no artista Andy Warhol um expressivo admirador.

André Courrèges, que parou de trabalhar nos anos 90, devido aos problemas de saúde, morreu na sua casa de Neuilly-sur-Seine.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..