sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades mexicanas querem ouvir Sean Penn sobre encontro com "El Chapo"

As autoridades mexicanas pretendem ouvir os atores Sean Penn e Kate del Castillo, depois da publicação de uma entrevista do norte-americano ao narcotraficante "El Chapo", preso na sexta-feira, disse este domingo uma fonte próxima do governo federal.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

"É exato, sim, [queremos ouvi-los] para determinar responsabilidades", disse a fonte à agência France Press (AFP), sob anonimato.

Sean Penn fez, com a ajuda de Kate del Castillo, uma entrevista ao chefe do cartel de Sinaloa, Joaquin "El Chapo" Guzman, publicada no sábado no site da revista Rolling Stone.

A fonte escusou-se a avançar mais detalhes acerca da intenção de falar com os atores sobre o seu encontro clandestino com o fugitivo, em outubro.

Uma segunda fonte oficial disse que não é claro se Sean Penn e Kate del Castillo cometeram um crime.

Um repórter podia entrevistar um suspeito de pertencer a um cartel de droga, mas "eles não são jornalistas", referiu a fonte.

No sábado, a revista norte-americana Rolling Stone publicou uma entrevista que "El Chapo" concedeu aos atores num local não revelado, no México, três meses antes de voltar a ser capturado.

Uma fonte oficial mexicana disse à AFP que aquele encontro poderá eventualmente ter ajudado as autoridades a localizar o suspeito, de 58 anos, que foi detido na sexta-feira na cidade costeira de Los Mochis, no estado de Sinaloa.

Lusa

  • Sean Penn entrevista El Chapo antes de ser detido
    1:40

    New Articles

    A revista Rolling Stone publicou, este sábado, uma entrevista dada por Joaquin Guzman, conhecido como El Chapo, ao ator Sean Penn, enquanto Guzman andava fugido das autoridades. A entrevista aconteceu em outubro, depois de Guzman ter fugido da cadeia e, de acordo com as autoridades mexicanas, ajudou a recapturar o mais famoso barão da droga do mundo.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.