sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades mexicanas querem ouvir Sean Penn sobre encontro com "El Chapo"

As autoridades mexicanas pretendem ouvir os atores Sean Penn e Kate del Castillo, depois da publicação de uma entrevista do norte-americano ao narcotraficante "El Chapo", preso na sexta-feira, disse este domingo uma fonte próxima do governo federal.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

"É exato, sim, [queremos ouvi-los] para determinar responsabilidades", disse a fonte à agência France Press (AFP), sob anonimato.

Sean Penn fez, com a ajuda de Kate del Castillo, uma entrevista ao chefe do cartel de Sinaloa, Joaquin "El Chapo" Guzman, publicada no sábado no site da revista Rolling Stone.

A fonte escusou-se a avançar mais detalhes acerca da intenção de falar com os atores sobre o seu encontro clandestino com o fugitivo, em outubro.

Uma segunda fonte oficial disse que não é claro se Sean Penn e Kate del Castillo cometeram um crime.

Um repórter podia entrevistar um suspeito de pertencer a um cartel de droga, mas "eles não são jornalistas", referiu a fonte.

No sábado, a revista norte-americana Rolling Stone publicou uma entrevista que "El Chapo" concedeu aos atores num local não revelado, no México, três meses antes de voltar a ser capturado.

Uma fonte oficial mexicana disse à AFP que aquele encontro poderá eventualmente ter ajudado as autoridades a localizar o suspeito, de 58 anos, que foi detido na sexta-feira na cidade costeira de Los Mochis, no estado de Sinaloa.

Lusa

  • Sean Penn entrevista El Chapo antes de ser detido
    1:40

    New Articles

    A revista Rolling Stone publicou, este sábado, uma entrevista dada por Joaquin Guzman, conhecido como El Chapo, ao ator Sean Penn, enquanto Guzman andava fugido das autoridades. A entrevista aconteceu em outubro, depois de Guzman ter fugido da cadeia e, de acordo com as autoridades mexicanas, ajudou a recapturar o mais famoso barão da droga do mundo.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.