sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades mexicanas querem ouvir Sean Penn sobre encontro com "El Chapo"

As autoridades mexicanas pretendem ouvir os atores Sean Penn e Kate del Castillo, depois da publicação de uma entrevista do norte-americano ao narcotraficante "El Chapo", preso na sexta-feira, disse este domingo uma fonte próxima do governo federal.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

Joaquin "El Chapo" Guzman, traficante de droga mexicano.

"É exato, sim, [queremos ouvi-los] para determinar responsabilidades", disse a fonte à agência France Press (AFP), sob anonimato.

Sean Penn fez, com a ajuda de Kate del Castillo, uma entrevista ao chefe do cartel de Sinaloa, Joaquin "El Chapo" Guzman, publicada no sábado no site da revista Rolling Stone.

A fonte escusou-se a avançar mais detalhes acerca da intenção de falar com os atores sobre o seu encontro clandestino com o fugitivo, em outubro.

Uma segunda fonte oficial disse que não é claro se Sean Penn e Kate del Castillo cometeram um crime.

Um repórter podia entrevistar um suspeito de pertencer a um cartel de droga, mas "eles não são jornalistas", referiu a fonte.

No sábado, a revista norte-americana Rolling Stone publicou uma entrevista que "El Chapo" concedeu aos atores num local não revelado, no México, três meses antes de voltar a ser capturado.

Uma fonte oficial mexicana disse à AFP que aquele encontro poderá eventualmente ter ajudado as autoridades a localizar o suspeito, de 58 anos, que foi detido na sexta-feira na cidade costeira de Los Mochis, no estado de Sinaloa.

Lusa

  • Sean Penn entrevista El Chapo antes de ser detido
    1:40

    New Articles

    A revista Rolling Stone publicou, este sábado, uma entrevista dada por Joaquin Guzman, conhecido como El Chapo, ao ator Sean Penn, enquanto Guzman andava fugido das autoridades. A entrevista aconteceu em outubro, depois de Guzman ter fugido da cadeia e, de acordo com as autoridades mexicanas, ajudou a recapturar o mais famoso barão da droga do mundo.

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC