sicnot

Perfil

Mundo

Controlado incêndio que fez dois mortos e destruiu centenas de casas na Austrália

A descida das temperaturas na Austrália ajudaram os bombeiros a conter um incêndio florestal que no domingo provocou duas mortes e destruiu 143 propriedades, estando em curso ainda as operações no terreno.

O fogo, que deflagrou na sequência de um raio há seis dias, consumiu 71 mil hectares no estado da Austrália Ocidental, é o mais recente de uma série de incêndios que, em todo o país, causaram oito mortes.

"As condições meteorológicas são muito boas hoje, como o foram nas últimas 24 horas, pelo que temos sido essencialmente capazes de conter este fogo", disse o ministro dos Serviços de Emergência da Austrália Ocidental, Joe Francis, à rádio nacional.

"Não está totalmente sob controlo ainda mas estamos muito otimistas também relativamente às próximas 24 horas", disse.

Os níveis de alerta dos serviços de emergência foram diminuídos para as cidades na zona -- incluindo Waroona, Hamel e Yarloop (a cerca de 110 quilómetros a sul de Perth, onde foram encontrados dois corpos nas habitações que arderam.

O incêndio, um dos piores a atingir a região nos últimos anos, destruiu 143 propriedades, incluindo 128 casas em Yarloop.

As autoridades regionais estimam prejuízos na ordem de pelo menos 60 milhões de dólares australianos (38,2 milhões de euros).

A Austrália sofre anualmente incêndios florestais que têm frequentemente efeitos devastadores, como os de 2009 no estado de Victoria, que fizeram 173 mortos e destruíram 2.000 casas no chamado "sábado negro".

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.