sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte intensifica emissões de propaganda na fronteira com Coreia do Sul

Pyongyang intensificou as suas emissões de propaganda na fronteira com a Coreia do Sul como resposta às mensagens com o mesmo fim que Seul voltou a emitir na zona após o teste nuclear executado pelo regime norte-coreano.

reuters

Fonte do Governo sul-coreano afirmou hoje à agência Yonhap que as tropas norte-coreanas aumentaram o número de altifalantes que emitem mensagens propagandísticas com o objetivo de interferir com os da Coreia do Sul, que emitem em direção a norte.

"O Norte inicialmente ligou os seus próprios altifalantes em dois pontos da fronteira e agora fez o mesmo para muitos mais. De facto, acreditamos que está a realizar emissões anti-Coreia do Sul em todos os pontos onde nós estamos a emitir", disse a mesma fonte.

A Coreia do Sul decidiu reativar, na passada sexta-feira, as 11 torres de som que tem espalhadas pela Zona Desmilitarizada, em resposta ao último teste nuclear da Coreia do Norte, anunciada dois dias antes.

Os altifalantes sul-coreanos emitem mensagens contra o regime norte-coreano e o seu líder, Kim Jong-un, assim como música pop sul-coreana e até séries radiofónicas.

Os do Norte, destinados principalmente a distorcer as mensagens transmitidas por Seul, emitem mensagens de adulação ao terceiro dos líderes da 'dinastia' Kim, acompanhadas de música militar e também de críticas à Presidente sul-coreana, Park Geun-hye.

Em agosto, quando as tropas sul-coreanas ligaram pela última vez os altifalantes, as duas Coreias, tecnicamente em guerra, acabaram por trocar fogo de artilharia através da Zona Desmilitarizada.

Apesar do seu nome, a DMZ é uma das fronteiras mais militarizadas no mundo.

Trata-se de uma faixa de terreno com cerca de quatro quilómetros de largura e 248 quilómetros de extensão, com vedações eletrificadas, campos minados e paredes antitanque.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.