Extradição de "El Chapo" do México para EUA levará pelo menos um ano
11.01.2016 19h16
O processo de extradição para os Estados Unidos do traficante de droga mexicano Joaquin "El Chapo" Guzmán levará um ano ou mais, se os seus advogados utilizarem todos os recursos legais, advertiram hoje as autoridades, fazendo temer nova fuga.

Rebecca Blackwell
O México, que se recusava até agora a extraditar El Chapo, iniciou no fim de semana os trâmites para que aquele que era atualmente considerado o maior traficante de droga do mundo, detido na passada sexta-feira, responda perante a justiça norte-americana.
Após a anterior detenção de Guzmán, em fevereiro de 2014, o Presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, recusou transferi-lo para os Estados Unidos, prometendo julgá-lo e encarcerá-lo no México.
Mas a sua rocambolesca evasão, em julho deste ano, com recurso a um túnel de cerca de 1,5 quilómetros de extensão entre a sua cela na prisão de alta segurança de Altiplano, perto da capital mexicana, e uma casa fora do perímetro prisional, infligiu um duro golpe à credibilidade do Governo e mudou a situação.
No domingo, representantes da Interpol deslocaram-se à prisão de Altiplano, onde o barão da droga está novamente preso, para entregar "dois mandados de detenção para efeitos de extradição", iniciando formalmente o processo.
"Penso que o processo poderá durar pelo menos um ano", declarou hoje à estação Rádio Formula José Manuel Merino Madrid, diretor das relações internacionais dos serviços da procuradoria, indicando basear-se em anteriores casos de traficantes de droga.
Segundo o responsável, a extradição poderá levar muito mais tempo: "Tivemos processos de extradição que nos levaram entre quatro e seis anos, em função dos recursos apresentados pelos advogados".
"Na hipótese de o ministério dos Negócios Estrangeiros considerar que existem elementos suficientes para dar luz verde à extradição, ele (El Chapo) poderá ainda apresentar um recurso" perante a justiça mexicana, explicou.
Por fim, quando os juízes se tiverem pronunciado sobre a extradição e o ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano tiver tomado uma decisão final, Guzmán poderá ainda recorrer.
O advogado de El Chapo comprometeu-se a levar a cabo uma batalha jurídica "dura", que poderá mesmo chegar ao Supremo Tribunal, para se opor à extradição para os Estados Unidos do líder do cartel de Sinaloa, com o argumento de que naquele país ele correrá o risco de ser condenado à pena de morte.
O líder do cartel de Sinaloa é perseguido judicialmente em vários estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Texas, Illinois, Nova Iorque e Florida.
El Chapo foi capturado na sexta-feira em Los Mochis, no estado de Sinaloa, no noroeste do México, seis meses após a sua fuga de Altiplano, a 11 de julho, que humilhou o Presidente Pena Nieto, na altura em visita a França e que o tinha conseguido prender no México.
Esta foi a segunda vez que o narcotraficante escapou de uma prisão de alta segurança mexicana, depois de uma primeira evasão em 2001, num cesto de roupa suja.
Neste momento, as autoridades mexicanas estão também a tentar interrogar o ator norte-americano Sean Penn e a atriz mexicana Kate del Castillo, sobre o seu encontro secreto em outubro passado com o fugitivo, para uma entrevista publicada no sábado pela revista norte-americana Rolling Stone.
Lusa
Relacionados
-
Iniciado processo formal de extradição de "El Chapo" para os EUA
O processo formal de extradição do México para os Estados Unidos da América do traficante de droga Joaquin "El Chapo" Guzmán teve início este domingo, dois dias depois de ter sido recapturado, anunciaram as autoridades mexicanas.
-
Autoridades mexicanas querem ouvir Sean Penn sobre encontro com "El Chapo"
As autoridades mexicanas pretendem ouvir os atores Sean Penn e Kate del Castillo, depois da publicação de uma entrevista do norte-americano ao narcotraficante "El Chapo", preso na sexta-feira, disse este domingo uma fonte próxima do governo federal.
-
El Chapo ter-se-à encontrado com Sean Penn antes de ser capturado
A Rolling Stone revelou, este sábado, que o narcotraficante mexicano "El Chapo", recapturado após quase seis meses em fuga, encontrou-se secretamente com o ator norte-americano Sean Penn e gravou uma entrevista antes de voltar a ser preso.
- 1:40
Sean Penn entrevista El Chapo antes de ser detido
A revista Rolling Stone publicou, este sábado, uma entrevista dada por Joaquin Guzman, conhecido como El Chapo, ao ator Sean Penn, enquanto Guzman andava fugido das autoridades. A entrevista aconteceu em outubro, depois de Guzman ter fugido da cadeia e, de acordo com as autoridades mexicanas, ajudou a recapturar o mais famoso barão da droga do mundo.
-
México inicia processo de extradição de "El Chapo" para os EUA
As autoridades mexicanas anunciaram este sábado o início do processo de extradição do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán para os Estados Unidos, após ter sido capturado na sexta-feira em Sinaloa, no México.
Na Homepage
-
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
- 1:44
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:22
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.