sicnot

Perfil

Mundo

Grupo do homem mais rico da China compra estúdio Legendary, de Hollywood

O conglomerado chinês Wanda anunciou hoje a compra dos estúdios Legendary Entertainment, que produziram filmes como "Jurassic World" e "Godzilla", por 3.500 milhões de dólares (3.240 milhões de euros), consolidando assim a sua presença em Hollywood (EUA).

© Jason Lee / Reuters

O negócio, o maior realizado por uma empresa chinesa no setor cultural fora da China, foi confirmado hoje pelo presidente do grupo, Wang Jianlin, o homem mais rico do país, através de um comunicado.

Em 2012, o Wanda concluiu a compra da empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos EUA, por 2.600 milhões de dólares (1.940 milhões de euros).

Fundado no final da década de 1980 em Dalian, no nordeste da China, o Wanda Group começou por se impor no setor imobiliário, mas nos últimos anos passou a investir também no cinema, desporto e turismo.

Lusa

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.