sicnot

Perfil

Mundo

Japoneses criam material resistente ao fogo a partir de células vegetais

Investigadores japoneses desenvolveram um material ligeiro, duradouro e resistente ao fogo feito a partir de células vegetais e resinas que pode ser usado no fabrico de partes de automóveis, comboios e aviões, informa hoje o jornal Asahi.

O material agora desenvolvido, feito a partir de células vegetais e resinas, pode ser usado no fabrico de partes de automóveis.

O material agora desenvolvido, feito a partir de células vegetais e resinas, pode ser usado no fabrico de partes de automóveis.

© Thomas Peter / Reuters (Arquivo)

Uma equipa da Universidade de Mie, no centro do Japão, estudou as funções da lignina, um polímero orgânico que se encontra nas paredes das células das plantas e nano fibras da celulose.

A lignina é um subproduto da indústria papeleira que não tem valor por si mesmo. Utilizando-a como elemento base, o grupo desenvolveu o seu "composto de nano celulose de fenol lignina" (LNCC, na sigla em inglês), que integra completamente as nano fibras da celulose dentro da resina, explicou o professor Masamitsu Funaoka, que lidera a equipa de cientistas, em declarações ao diário nipónico.

O LNCC obtém-se deixando as nano fibras de celulose e a resina reagirem uns minutos à temperatura e pressão ambiente.

Todas as plantas podem ser utilizadas para produzir este composto, de acordo com o especialista.

Os plásticos reforçados com fibra de vidro (PRFV) atualmente usado em setores como o automóvel são caros de reciclar, mas este composto de nano fibras vegetais poderia facilitar as tarefas de reciclagem.

Contudo, os investigadores têm um desafio pela frente até chegar à comercialização do material, dado que a integração das nano fibras de celulose solúveis em água em resina insolúvel é um processo complicado.

Os cientistas investigam agora métodos para conseguir uma produção em massa do material que leve à sua comercialização.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37