sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede acesso humanitário "completo" a cidades cercadas na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu hoje acesso humanitário "completo" às cidades cercadas na Síria, como a cidade de Madaya onde a população assistiu hoje à chegada dos primeiros comboios de ajuda alimentar.

Mandel Ngan

"Devemos ter um acesso completo (....) pressionamos todas as partes", respondeu brevemente Kerry aos jornalistas, ao receber em Washington o rei Abdallah II da Jordânia.

O chefe da diplomacia norte-americana recordou que o acesso das organizações humanitárias está incluído nas exigências da resolução do Conselho de Segurança de 18 de dezembro sobre o processo político na Síria, adotada após três reuniões das grandes potências e das potências regionais em Viena e Nova Iorque no final de 2015.

Os primeiros camiões com alimentos, medicamentos e cobertores entraram hoje em Madaya, uma cidade síria cercada há seis meses pelo exército e onde a população se confronta com uma grande escassez de alimentos e outros produtos básicos.

Em simultâneo, três outros camiões entraram em Foua e três outros em Kafraya, duas localidades xiitas cercadas pelos rebeldes na província de Idleb (noroeste), a cerca de 300 quilómetros de Damasco.

Washington reivindica o primeiro lugar como doador bilateral de ajuda humanitária aos milhões de refugiados e deslocados devido à guerra civil na Síria. A administração norte-americana anuncia regularmente um aumento da sua doação destinada aos agentes da ONU e de ONG que trabalham sobre este conflito.

O montante disponibilizado pelos EUA ascende atualmente a 4,5 mil milhões de dólares desde o início da crise síria, na primavera de 2011.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.