sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede acesso humanitário "completo" a cidades cercadas na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu hoje acesso humanitário "completo" às cidades cercadas na Síria, como a cidade de Madaya onde a população assistiu hoje à chegada dos primeiros comboios de ajuda alimentar.

Mandel Ngan

"Devemos ter um acesso completo (....) pressionamos todas as partes", respondeu brevemente Kerry aos jornalistas, ao receber em Washington o rei Abdallah II da Jordânia.

O chefe da diplomacia norte-americana recordou que o acesso das organizações humanitárias está incluído nas exigências da resolução do Conselho de Segurança de 18 de dezembro sobre o processo político na Síria, adotada após três reuniões das grandes potências e das potências regionais em Viena e Nova Iorque no final de 2015.

Os primeiros camiões com alimentos, medicamentos e cobertores entraram hoje em Madaya, uma cidade síria cercada há seis meses pelo exército e onde a população se confronta com uma grande escassez de alimentos e outros produtos básicos.

Em simultâneo, três outros camiões entraram em Foua e três outros em Kafraya, duas localidades xiitas cercadas pelos rebeldes na província de Idleb (noroeste), a cerca de 300 quilómetros de Damasco.

Washington reivindica o primeiro lugar como doador bilateral de ajuda humanitária aos milhões de refugiados e deslocados devido à guerra civil na Síria. A administração norte-americana anuncia regularmente um aumento da sua doação destinada aos agentes da ONU e de ONG que trabalham sobre este conflito.

O montante disponibilizado pelos EUA ascende atualmente a 4,5 mil milhões de dólares desde o início da crise síria, na primavera de 2011.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.