sicnot

Perfil

Mundo

Universidade retira títulos honorários a Bill Cosby devido a escândalos sexuais

A Universidade George Washington, da capital dos Estados Unidos, retirou, esta segunda-feira, o doutoramento honoris causa concedido ao comediante Bill Cosby em 1997, depois dos múltiplos escândalos sexuais revelados nos últimos meses.

Bill Cosby enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

Bill Cosby enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

© Mark Makela / Reuters

Num comunicado, o presidente da universidade, Steven Knapp, garante que a controvérsia gerada em torno do ator está a causar "uma nova aflição" entre as estudantes vítimas de assédio sexual.

"Isto faz com que este caso seja diferente e, por isso, decidi que a universidade vai rescindir o título honorário do senhor Cosby", afirmou Knapp.

Os advogados do ator apresentaram, também na segunda-feira, uma ação no tribunal do condado de Montgomery, na Pensilvânia, em que pedem que sejam retiradas as acusações apresentadas no âmbito de um caso de assédio sexual, argumentando que a atuação do Ministério Público foi "ilegal, imprópria e antiética".

Segundo a defesa de Cosby, o Ministério Público comprometeu-se em 2004 a nunca mais acusar o comediante por um caso de alegado assédio sexual a Andrea Constand, uma antiga funcionária da Universidade de Temple, em troca de testemunhar num outro caso relacionado.

Contudo, a 30 de dezembro, foi acusado relativamente a este caso em que a vítima sustenta que Bill Cosby a drogou e a violou na sua mansão na cidade de Filadélfia.

A pena pelos atos de que é acusado - e que, segundo Andrea Constand, uma canadiana agora com 42 anos, tiveram lugar no início de 2004 - pode ir até aos dez anos de prisão.

A estrela de Hollywood enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

A acusação formal no caso de Andrea Constand teve lugar poucos dias antes do fim dos 12 anos que, de acordo com a lei da Pensilvânia, constituem o prazo legal para a prescrição de um crime de delito sexual.

O ator norte-americano Bill Cosby encontra-se em liberdade a aguardar julgamento após pagar 10% da sua fiança de um milhão de dólares.

O Ministério Público agiu depois de, a 14 de dezembro, Bill Cosby ter acusado de difamação sete das 50 mulheres que se dizem vítimas de abuso sexual e que, segundo os advogados do protagonista de "The Cosby Show", estão a mentir com o objetivo de lesar a sua reputação e obter dinheiro.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa