sicnot

Perfil

Mundo

Universidade retira títulos honorários a Bill Cosby devido a escândalos sexuais

A Universidade George Washington, da capital dos Estados Unidos, retirou, esta segunda-feira, o doutoramento honoris causa concedido ao comediante Bill Cosby em 1997, depois dos múltiplos escândalos sexuais revelados nos últimos meses.

Bill Cosby enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

Bill Cosby enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

© Mark Makela / Reuters

Num comunicado, o presidente da universidade, Steven Knapp, garante que a controvérsia gerada em torno do ator está a causar "uma nova aflição" entre as estudantes vítimas de assédio sexual.

"Isto faz com que este caso seja diferente e, por isso, decidi que a universidade vai rescindir o título honorário do senhor Cosby", afirmou Knapp.

Os advogados do ator apresentaram, também na segunda-feira, uma ação no tribunal do condado de Montgomery, na Pensilvânia, em que pedem que sejam retiradas as acusações apresentadas no âmbito de um caso de assédio sexual, argumentando que a atuação do Ministério Público foi "ilegal, imprópria e antiética".

Segundo a defesa de Cosby, o Ministério Público comprometeu-se em 2004 a nunca mais acusar o comediante por um caso de alegado assédio sexual a Andrea Constand, uma antiga funcionária da Universidade de Temple, em troca de testemunhar num outro caso relacionado.

Contudo, a 30 de dezembro, foi acusado relativamente a este caso em que a vítima sustenta que Bill Cosby a drogou e a violou na sua mansão na cidade de Filadélfia.

A pena pelos atos de que é acusado - e que, segundo Andrea Constand, uma canadiana agora com 42 anos, tiveram lugar no início de 2004 - pode ir até aos dez anos de prisão.

A estrela de Hollywood enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres, o que lesou a sua imagem pública.

A acusação formal no caso de Andrea Constand teve lugar poucos dias antes do fim dos 12 anos que, de acordo com a lei da Pensilvânia, constituem o prazo legal para a prescrição de um crime de delito sexual.

O ator norte-americano Bill Cosby encontra-se em liberdade a aguardar julgamento após pagar 10% da sua fiança de um milhão de dólares.

O Ministério Público agiu depois de, a 14 de dezembro, Bill Cosby ter acusado de difamação sete das 50 mulheres que se dizem vítimas de abuso sexual e que, segundo os advogados do protagonista de "The Cosby Show", estão a mentir com o objetivo de lesar a sua reputação e obter dinheiro.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.