sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de detenções na Turquia após ataque em Istambul contra turistas alemães

As autoridades turcas anunciaram hoje que detiveram mais cinco suspeitos na sequência do atentado bombista suicida de terça-feira reivindicado pelo Daesh e que vitimou dez turistas alemães no centro histórico de Istambul.

© Murad Sezer / Reuters

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que quatro suspeitos foram hoje detidos ao serem relacionados com o ataque. Antes, o ministro do Interior, Efkan Ala, já tinha anunciado a prisão de uma pessoa na terça-feira, também eventualmente relacionada com o atentado.

Nos últimos dias, as forças de segurança turca prenderam 74 suspeitos de ligações ao grupo extremista, apesar de não ser óbvia uma relação direta com o atentado de Istambul, referiram os media estatais.

Ancara disse hoje que o ataque foi perpetrado por um sírio de 28 anos filiado no Daesh que tinha recentemente entrado na Turquia como migrante, e proveniente da Síria.

Davutoglu disse que o bombista não estava incluído em nenhuma lista de suspeitos, mas foi registado como um dos 2,2 milhões de sírios que já atravessaram a fronteira com a Turquia, em fuga da guerra civil que se prolonga há quase cinco anos.

"Esta pessoa não foi seguida [como suspeito]. Esta pessoa entrou na Turquia como um migrante comum", disse Davutoglu. "Todas as suas ligações serão agora investigadas".

A Turquia, que vinha sendo acusada de ausência de firmeza face ao Daesh, desencadeou nos últimos meses diversas operações contra células 'jihadistas' que operam no seu território e efetuou centenas de detenções.

Entre os 74 detidos nos dois últimos dias, incluem-se 16 pessoas suspeitas de estarem a preparar um grande atentado em Ancara, disse hoje a agência Anatolia.

Hoje, três outros suspeitos do Daesh, todos de nacionalidade russa, foram detidos na estância de Antalya, no sul. Em Adana, uma grande cidade também no sul do país, foram detidas outras 17 pessoas, incluindo mais três russos, e ainda tajiques, afegãos e um cidadão sueco.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11