sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento venezuelano acata decisão do tribunal e afasta deputados da oposição

O presidente do parlamento venezuelano, Henry Ramos Allup, anunciou hoje que o organismo decidiu "acatar" a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que tinha ordenado a suspensão de três deputados da oposição ao regime

Henry Ramos Allup

Henry Ramos Allup

Fernando Llano

"Parece que o deputado (do Partido Socialista Unido da Venezuela, o partido do Governo), Héctor Rodríguez, exige que a presidência diga que acata, que cumpre ou observa (a sentença) e não temos nenhum problema, senhor deputado", disse.

Henry Ramos Allup falava no parlamento, onde anunciou que os três deputados opositores enviaram uma carta solicitando ser "desincorporados" daquele organismo.

Por outro lado, em declarações aos jornalistas, explicou que "às vezes são necessárias tréguas, às vezes há que sacrificar algumas coisas para salvar outras", vincando que era necessário preservar a Assembleia Nacional dos ataques de quem pretende "pôr o parlamento de patas para o ar".

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) obteve, nas eleições de 06 de dezembro último, a primeira vitória em 16 anos, conseguindo eleger 112 dos 167 lugares que compõem o parlamento, uma maioria de dois terços que lhe confere amplos poderes e marca uma viragem história contra o regime 'chavista', protagonizado pelo Presidente Hugo Chávez e continuado por Nicolás Maduro.

A 31 de dezembro último, o STJ ordenou a suspensão da posse de três parlamentares da oposição e de um afeto ao Governo, levando a que apenas 109 deputados da oposição e 54 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) fossem declarados aptos para iniciar funções, no passado dia 05 de janeiro.

No entanto, um dia depois, em sessão ordinária, o novo presidente do parlamento, Henry Ramos Allup, empossou os três parlamentares opositores, reivindicando a maioria de dois terços no parlamento, um ato que foi questionado pelos deputados afetos ao "chavismo", que em protesto abandonaram o hemiciclo de sessões.

A 11 de janeiro último, o STJ declarou que todas as decisões do parlamento seriam "nulas" enquanto os três membros da oposição permanecerem como deputados.

Segundo Henry Ramos Allup, com a desincorporação dos três opositores a câmara de "passa de 167 para 164" deputados, o que faz "baixar o quórum" e faz com que a MUD "mantenha os dois terços" do parlamento.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.