sicnot

Perfil

Mundo

Daesh reivindica autoria de ataques em Jacarta

O Daesh reivindicou a autoria das várias explosões, seguidas de tiroteios, que se registaram hoje no centro de Jacarta. Estes ataques causaram pelo menos sete mortos, incluindo cinco atacantes.

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

"Os combatentes do Estado Islâmico (Daesh) realizaram ataques armados esta manhã visando interesses estrangeiros, protegidos pelas forças de segurança, na capital indonésia", refere um comunicado divulgado na agência de notícias Aamaaq.

A polícia indonésia afirmava antes de ser conhecido este comunicado, que uma organização local, com ligações ao Daesh, era a principal suspeita de ter perpetrado os atentados terroristas em Jacarta.

"Existe uma forte suspeita de que se trata de um grupo indonésio com ligações ao Daesh (...) este grupo seguiu o padrão dos atentados de Paris", em novembro, disse o porta-voz da polícia Anton Charliyan.

Charliyan afirmou que o grupo tinha divulgado anteriormente um aviso enigmático, sobre "um concerto na Indonésia", o que levou a polícia a aumentar a segurança antes das celebrações do Ano Novo.

Em dezembro, a polícia indonésia frustrou uma série de conspirações terroristas, incluindo algumas ligadas ao Daesh.

  • Dezenas de explosões em Jacarta, pelo menos sete mortos
    1:07

    Mundo

    As autoridades indonésias garantem que já terminaram os ataques no centro de Jacarta apesar dos alegados terroristas estarem em fuga. Sete pessoas morreram, incluindo cinco atacantes, em quase uma dezena de explosões. Não há ainda confirmação sobre a autoria dos rebentamentos mas o Presidente indonésio não duvida que são "atos terroristas" para espalhar o medo e o caos no país.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15