sicnot

Perfil

Mundo

Daesh reivindica autoria de ataques em Jacarta

O Daesh reivindicou a autoria das várias explosões, seguidas de tiroteios, que se registaram hoje no centro de Jacarta. Estes ataques causaram pelo menos sete mortos, incluindo cinco atacantes.

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

"Os combatentes do Estado Islâmico (Daesh) realizaram ataques armados esta manhã visando interesses estrangeiros, protegidos pelas forças de segurança, na capital indonésia", refere um comunicado divulgado na agência de notícias Aamaaq.

A polícia indonésia afirmava antes de ser conhecido este comunicado, que uma organização local, com ligações ao Daesh, era a principal suspeita de ter perpetrado os atentados terroristas em Jacarta.

"Existe uma forte suspeita de que se trata de um grupo indonésio com ligações ao Daesh (...) este grupo seguiu o padrão dos atentados de Paris", em novembro, disse o porta-voz da polícia Anton Charliyan.

Charliyan afirmou que o grupo tinha divulgado anteriormente um aviso enigmático, sobre "um concerto na Indonésia", o que levou a polícia a aumentar a segurança antes das celebrações do Ano Novo.

Em dezembro, a polícia indonésia frustrou uma série de conspirações terroristas, incluindo algumas ligadas ao Daesh.

  • Dezenas de explosões em Jacarta, pelo menos sete mortos
    1:07

    Mundo

    As autoridades indonésias garantem que já terminaram os ataques no centro de Jacarta apesar dos alegados terroristas estarem em fuga. Sete pessoas morreram, incluindo cinco atacantes, em quase uma dezena de explosões. Não há ainda confirmação sobre a autoria dos rebentamentos mas o Presidente indonésio não duvida que são "atos terroristas" para espalhar o medo e o caos no país.

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.