sicnot

Perfil

Mundo

Ex-presidente israelita Shimon Peres operado de urgência ao coração

O antigo Presidente israelita Shimon Peres, de 92 anos de idade, que foi internado esta manhã de urgência, foi submetido a uma operação ao coração, que foi bem-sucedida, informou o seu gabinete em comunicado.

© Muhammad Hamed / Reuters

Peres foi transferido para o Centro Médico Sheba Tel Hashomer, perto de Telavive, após ter sentido dores no peito.

"O ex-presidente encontra-se bem, está totalmente consciente e a sua condição é estável", refere a nota enviada aos meios de comunicação social pelo seu gabinete, em que se indica que a intervenção consistiu em alargar uma artéria.

Shimon Peres foi Presidente de Israel entre 2007 e 2014 e ocupou, por duas vezes, o cargo de primeiro-ministro, tantas quantas as que desempenhou a função de primeiro-ministro interino, depois de ter assumido por 12 ocasiões cargos ministeriais, durante as mais de seis décadas em que esteve ativo na política israelita.

Além disso, foi agraciado, em 1994, com o Nobel da Paz após a assinatura dos Acordos de Oslo com os palestinianos, prémio que partilhou com o ex-presidente palestiniano, Yaser Arafat.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.