sicnot

Perfil

Mundo

Revista Science divulga que astrónomos observam supernova mais potente

Astrónomos observam, há vários meses, a supernova (explosão de uma estrela em fim de vida) tida como a mais potente, com uma luminosidade 570 vezes mais intensa que a do Sol, divulgou hoje a revista Science.

Segundo os cientistas, a supernova ASASSN-15lh é 200 vezes mais potente do que a explosão típica destes corpos celestes, entre os mais brilhantes no Universo.

"ASASSN-15lh é a supernova mais potente alguma vez descoberta na história da humanidade, e o mecanismo explosivo e a fonte da potência da deflagração e da energia libertada permanecem um mistério, que nenhuma teoria da física consegue verdadeiramente explicar", sustenta um dos principais autores da descoberta, Subo Dong, professor de astronomia na Universidade de Pequim, na China.

Os astrónomos calculam que, no pico da explosão, a intensidade luminosa libertada pela supernova equivale a cerca de 20 vezes a de centenas de milhares de estrelas da Via Láctea, galáxia onde se situa a Terra.

A ASASSN-15lh, de acordo com os investigadores, é um exemplo excecional de supernova 'hiperluminosa', uma variedade rara de explosões de muito grande intensidade, provocada por certas estrelas moribundas.

A supernova em causa encontra-se numa galáxia longínqua e desconhecida, a cerca de 3,8 mil milhões de anos-luz da Terra, e foi detetada pela primeira vez em junho, por telescópios instalados no Chile.

A campanha de observações, com telescópios mais potentes, continuou.

Até à data, as supernovas 'hiperluminosas' tinham sido obervadas em galáxias pouco luminosas e de pequenas dimensões, onde as estrelas se formam muito mais rapidamente do que na Via Láctea.

A galáxia onde se localiza a ASASSN-15lh é muito maior e mais brilhante do que a Via Láctea.

Para os cientistas, este ambiente galáctico poderá explicar a 'hiperpotência' da supernova, através da formação de estrelas capazes de libertar enormes quantidades de energia.

Para clarificar estes e outros mistérios, os astrónomos vão fazer observações com o telescópio espacial Hubble.

Para Todd Thompson, professor de astronomia na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, na origem da ASASSN-15lh pode ter estado um tipo de estrela de neutrões muito raro que criou um campo magnético muito intenso, convertendo toda a energia de rotação - da estrela sobre ela mesma - em luz.

Lusa

  • Fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas nos últimos 5 anos

    País

    Nos últimos 5 anos fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas, tendo esta madrugada ocorrido a primeira evasão de 2017, com três detidos em fuga do estabelecimento prisional de Caxias. Dados divulgados hoje pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais após a fuga de três reclusos presos preventivamente em Caxias, Concelho de Oeiras, indicam que no ano passado ocorreram cinco operações de fuga que envolveram seis reclusos e que em 2015 fugiram dois presos das cadeias portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.