sicnot

Perfil

Mundo

Al-Qaeda reivindica ataque a hotel na capital no Burkina Faso

A Al-Qaeda no Magrebe Islâmico reivindicou a autoria do ataque ao hotel Splendid e ao café-restaurante Cappuccino, ocorrido na sexta-feira na capital do Burkina Faso, segundo o sítio na internet especializado nestes movimentos SITE.

Disparos e explosões foram ouvidos na noite de sexta-feira, provenientes daquele hotel e café-restaurante de Ouagadougou, com a embaixada francesa a ter já classificado a ação como um "ataque terrorista".

Cerca de 10 veículos estavam a arder na rua que separa o hotel do café, ambos frequentados por colaboradores da Organização das Nações Unidas e ocidentais e situados numa área central da cidade e relativamente perto do seu aeroporto internacional.

Testemunhas adiantaram que os atacantes ainda estão no hotel de 147 quartos e se podem ouvir trocas de tiros entre estes e as forças de segurança.

O ataque ocorre menos de dois meses depois de um ataque ao Radisson Blu Hotel, em Bamako, a 20 de novembro, ter causado a morte a 20 pessoas, 14 das quais estrangeiras.

No último mês, Roch Marc Christian Kaboré, de 58 anos, tomou posse como Presidente do Burkina Faso, tornando-se o terceiro civil a assumir o cargo entre os nove chefes de Estado que o país teve desde que, em 1960, se tornou independente da França.

Com Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.