sicnot

Perfil

Mundo

Libertados 21 mexicanos raptados por um grupo armado no Estado de Guerrero

Foram libertados os 21 mexicanos que tinham sido raptados há uma semana por um grupo armado, no violento Estado de Guerrero, onde grande parte dos raptos acaba em morte.

© Henry Romero / Reuters

O grupo foi encontrado numa estrada secundária, todos de olhos vendados. Às autoridades disseram apenas que andaram dias a pé e que apenas lhes foi dito que iriam ser libertados porque o grupo era de auto-defesa e não uma rede criminosa.


Dezassete dos 21 raptados foram interceptados há precisamente uma semana, a caminho de um casamento. Pelo menos duas pessoas foram assassinadas no local, à queima roupa e uma outra aparaceu morta na última quarta-feira.


Dois dias depois foram raptados outros 5 professores, incluindo o diretor de um liceu que acabou por morrer, vítima de um ataque de asma no dia do rapto.


O estado de Guerrero é conhecido pela violência armada, pela corrupção e pelo tráfico de droga. Foi precisamente nesta zona que mais de 40 professores estagiários desapareceram, há um ano. Suspeita-se que tenham sido massacrados num caso que despoletou uma vaga de protestos contra a violência no México.

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC