sicnot

Perfil

Mundo

Libertados 21 mexicanos raptados por um grupo armado no Estado de Guerrero

Foram libertados os 21 mexicanos que tinham sido raptados há uma semana por um grupo armado, no violento Estado de Guerrero, onde grande parte dos raptos acaba em morte.

© Henry Romero / Reuters

O grupo foi encontrado numa estrada secundária, todos de olhos vendados. Às autoridades disseram apenas que andaram dias a pé e que apenas lhes foi dito que iriam ser libertados porque o grupo era de auto-defesa e não uma rede criminosa.


Dezassete dos 21 raptados foram interceptados há precisamente uma semana, a caminho de um casamento. Pelo menos duas pessoas foram assassinadas no local, à queima roupa e uma outra aparaceu morta na última quarta-feira.


Dois dias depois foram raptados outros 5 professores, incluindo o diretor de um liceu que acabou por morrer, vítima de um ataque de asma no dia do rapto.


O estado de Guerrero é conhecido pela violência armada, pela corrupção e pelo tráfico de droga. Foi precisamente nesta zona que mais de 40 professores estagiários desapareceram, há um ano. Suspeita-se que tenham sido massacrados num caso que despoletou uma vaga de protestos contra a violência no México.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.