sicnot

Perfil

Mundo

Libertados 21 mexicanos raptados por um grupo armado no Estado de Guerrero

Foram libertados os 21 mexicanos que tinham sido raptados há uma semana por um grupo armado, no violento Estado de Guerrero, onde grande parte dos raptos acaba em morte.

© Henry Romero / Reuters

O grupo foi encontrado numa estrada secundária, todos de olhos vendados. Às autoridades disseram apenas que andaram dias a pé e que apenas lhes foi dito que iriam ser libertados porque o grupo era de auto-defesa e não uma rede criminosa.


Dezassete dos 21 raptados foram interceptados há precisamente uma semana, a caminho de um casamento. Pelo menos duas pessoas foram assassinadas no local, à queima roupa e uma outra aparaceu morta na última quarta-feira.


Dois dias depois foram raptados outros 5 professores, incluindo o diretor de um liceu que acabou por morrer, vítima de um ataque de asma no dia do rapto.


O estado de Guerrero é conhecido pela violência armada, pela corrupção e pelo tráfico de droga. Foi precisamente nesta zona que mais de 40 professores estagiários desapareceram, há um ano. Suspeita-se que tenham sido massacrados num caso que despoletou uma vaga de protestos contra a violência no México.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.