sicnot

Perfil

Mundo

Dez suspeitos indiciados na Turquia pelo atentado de Istambul

Um tribunal de Istambul indiciou e determinou hoje a detenção de dez suspeitos, por "pertencerem a uma organização terrorista", em ligação ao atentado suicida de terça-feira, em Istambul, atribuído ao Daesh, que vitimou dez turistas alemães.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Murad Sezer / Reuters

Seis outros suspeitos também compareceram perante o juiz antes de serem libertados, precisou a agência noticiosa Dogan.

Na manhã de hoje, 16 pessoas foram indiciadas perante este tribunal, com os procuradores a pedirem que todos os suspeitos fossem acusados.

Na quinta-feira, o ministro turco do Interior, Efkan Ala, tinha anunciado sete detenções relacionadas com o ataque. Nenhum anúncio oficial foi divulgado posteriormente.

O atentado foi dirigido na manhã de terça-feira contra um grupo de turistas alemães, a algumas centenas de metros da basílica de Hagia Sophia (Santa Sofia) e da Mesquita azul, dois dos monumentos mais visitados na megalópole turca.

Segundo as autoridades turcas, foi perpetrado por um sírio de 28 anos, identificado pelos media como Nabil Fadli, que, segundo o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, é "membro" do grupo 'jihadista' EI, e que entrou em território turco proveniente da Síria como "simples migrante".

No ataque ficaram ainda feridas 17 pessoas.

Na sequência de diversos atentados mortíferos, as autoridades turcas têm multiplicado as operações de controlo nos meios 'jihadistas' e reforçaram o controlo das fronteiras para tentar suster o fluxo de recrutas estrangeiros que se juntam ao Daesh, na Síria.

A Turquia, que vinha sendo acusada de complacência face aos rebeldes radicais, em guerra contra o regime de Damasco, decidiu juntar-se no verão à coligação internacional 'anti-jihadista'.

Com Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Pelo menos 22 corpos retirados de hotel atacado em Cabul

    Mundo

    Pelo menos 22 corpos foram removidos do hotel de Cabul, no Afeganistão, atacado neste fim de semana pelos talibãs e alguns serão difíceis de identificar por estarem calcinados, de acordo com um novo relatório do Ministério da Saúde.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.