sicnot

Perfil

Mundo

ONU tira banco iraniano da lista de sanções

O Conselho de Segurança da ONU retirou hoje o banco iraniano Sepah, e a sua filial internacional, da lista negra das sanções das Nações Unidas, um dia após a entrada em vigor do acordo nuclear com o Irão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Heinz-Peter Bader / Reuters

O banco Sepah, o mais antigo estabelecimento bancário do Irão, e a sua filial Bank Sepah International figuravam, desde 2007, nesta lista de sanções da ONU.

No sábado, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) legitimou a entrada em vigor do acordo histórico sobre o nuclear iraniano, o que implicou o fim das sanções ocidentais contra Teerão.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite