sicnot

Perfil

Mundo

ONU tira banco iraniano da lista de sanções

O Conselho de Segurança da ONU retirou hoje o banco iraniano Sepah, e a sua filial internacional, da lista negra das sanções das Nações Unidas, um dia após a entrada em vigor do acordo nuclear com o Irão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Heinz-Peter Bader / Reuters

O banco Sepah, o mais antigo estabelecimento bancário do Irão, e a sua filial Bank Sepah International figuravam, desde 2007, nesta lista de sanções da ONU.

No sábado, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) legitimou a entrada em vigor do acordo histórico sobre o nuclear iraniano, o que implicou o fim das sanções ocidentais contra Teerão.

Lusa

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.