sicnot

Perfil

Mundo

Alegados piratas informáticos do Daesh atacam página de universidade chinesa

A página oficial na internet de uma das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua, foi atacada por piratas informáticos alegadamente ligados à organização extremista Daesh, confirmaram hoje fontes da instituição de ensino.

reuters

De acordo com o jornal Qingxin, vinculado à universidade, sediada no norte de Pequim, os primeiros ataques ocorreram às 22:00 horas de domingo (14:00 horas em Lisboa).

Algumas páginas do portal foram substituídas por outras que exibiam escrituras do Corão e tocavam música islâmica, acompanhados de palavras de ordem como "o sacrifício é a minha meta final" e "não tenho medo da morte".

Surgiram ainda ligações a um perfil no Facebook, rede social que está censurada na China, e que exibia combatentes do EI montados a cavalo e envergando faixas negras.

A universidade encerrou de alguns dos seus servidores e conseguiu, entretanto, recuperar os conteúdos habituais.

Na manhã de hoje, na China, a página da Tsinghua (tsinghua.edu.cn), em ambas as versões, chinês e inglês, não mostrava anomalias.

A conta no Twitter "Islamic State Media", utilizada pela organização para reivindicar este tipo de ataques, ainda não se pronunciou sobre o sucedido na Tsinghua, numa noite em que casos semelhantes ocorreram em outros países.

As ligações ao Facebook incluem a referência a um correio eletrónico que, segundo informações reveladas anteriormente, pertencem a um hacker chamado "Don Soufiane", que apareceu vinculado a ameaças de morte aos desenhistas da revista satírica francesa Charlie Hebdo que sobreviveram ao atentado de janeiro de 2015.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.