sicnot

Perfil

Mundo

Alegados piratas informáticos do Daesh atacam página de universidade chinesa

A página oficial na internet de uma das mais prestigiadas universidades da China, a Tsinghua, foi atacada por piratas informáticos alegadamente ligados à organização extremista Daesh, confirmaram hoje fontes da instituição de ensino.

reuters

De acordo com o jornal Qingxin, vinculado à universidade, sediada no norte de Pequim, os primeiros ataques ocorreram às 22:00 horas de domingo (14:00 horas em Lisboa).

Algumas páginas do portal foram substituídas por outras que exibiam escrituras do Corão e tocavam música islâmica, acompanhados de palavras de ordem como "o sacrifício é a minha meta final" e "não tenho medo da morte".

Surgiram ainda ligações a um perfil no Facebook, rede social que está censurada na China, e que exibia combatentes do EI montados a cavalo e envergando faixas negras.

A universidade encerrou de alguns dos seus servidores e conseguiu, entretanto, recuperar os conteúdos habituais.

Na manhã de hoje, na China, a página da Tsinghua (tsinghua.edu.cn), em ambas as versões, chinês e inglês, não mostrava anomalias.

A conta no Twitter "Islamic State Media", utilizada pela organização para reivindicar este tipo de ataques, ainda não se pronunciou sobre o sucedido na Tsinghua, numa noite em que casos semelhantes ocorreram em outros países.

As ligações ao Facebook incluem a referência a um correio eletrónico que, segundo informações reveladas anteriormente, pertencem a um hacker chamado "Don Soufiane", que apareceu vinculado a ameaças de morte aos desenhistas da revista satírica francesa Charlie Hebdo que sobreviveram ao atentado de janeiro de 2015.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.