sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas plantam com sucesso primeira flor no espaço

Cresceu a primeira flor no espaço. Depois de uma tentativa falhada o ano passado, a NASA conseguiu com êxito fazer crescer a primeira flor plantada no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional.

O projeto começou o ano passado, com alfaces e mais tarde com zínias. Cerca de duas semanas depois das zínias terem sido plantadas, a equipa começou a detetar sinais de humidade excessiva.

O projeto tem como meta compreender melhor como podem ser cultivados alimentos em Marte. A flor escolhida pela NASA foi a zínia, por ter um crescimento mais longo que, por exemplo, as alfaces romanas. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".

O astronauta Scott Kelly ficou a cargo das flores e conseguiu que pelo menos uma florescesse.

A NASA quer perceber qual o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", declarou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable.

Para o ano, a agência espera cultivar tomates em Marte.

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.