sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas plantam com sucesso primeira flor no espaço

Cresceu a primeira flor no espaço. Depois de uma tentativa falhada o ano passado, a NASA conseguiu com êxito fazer crescer a primeira flor plantada no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional.

O projeto começou o ano passado, com alfaces e mais tarde com zínias. Cerca de duas semanas depois das zínias terem sido plantadas, a equipa começou a detetar sinais de humidade excessiva.

O projeto tem como meta compreender melhor como podem ser cultivados alimentos em Marte. A flor escolhida pela NASA foi a zínia, por ter um crescimento mais longo que, por exemplo, as alfaces romanas. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".

O astronauta Scott Kelly ficou a cargo das flores e conseguiu que pelo menos uma florescesse.

A NASA quer perceber qual o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", declarou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable.

Para o ano, a agência espera cultivar tomates em Marte.

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.