sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas plantam com sucesso primeira flor no espaço

Cresceu a primeira flor no espaço. Depois de uma tentativa falhada o ano passado, a NASA conseguiu com êxito fazer crescer a primeira flor plantada no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional.

O projeto começou o ano passado, com alfaces e mais tarde com zínias. Cerca de duas semanas depois das zínias terem sido plantadas, a equipa começou a detetar sinais de humidade excessiva.

O projeto tem como meta compreender melhor como podem ser cultivados alimentos em Marte. A flor escolhida pela NASA foi a zínia, por ter um crescimento mais longo que, por exemplo, as alfaces romanas. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".

O astronauta Scott Kelly ficou a cargo das flores e conseguiu que pelo menos uma florescesse.

A NASA quer perceber qual o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", declarou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable.

Para o ano, a agência espera cultivar tomates em Marte.

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.