sicnot

Perfil

Mundo

Astronautas plantam com sucesso primeira flor no espaço

Cresceu a primeira flor no espaço. Depois de uma tentativa falhada o ano passado, a NASA conseguiu com êxito fazer crescer a primeira flor plantada no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional.

O projeto começou o ano passado, com alfaces e mais tarde com zínias. Cerca de duas semanas depois das zínias terem sido plantadas, a equipa começou a detetar sinais de humidade excessiva.

O projeto tem como meta compreender melhor como podem ser cultivados alimentos em Marte. A flor escolhida pela NASA foi a zínia, por ter um crescimento mais longo que, por exemplo, as alfaces romanas. "Plantar uma espécie de flores é mais desafiador do que plantar uma espécie de vegetal", afirmou Gioia Massa, um cientista ao serviço da NASA e do programa de produção de alimentos no espaço. "A luz e outros parâmetros são mais específicos".

O astronauta Scott Kelly ficou a cargo das flores e conseguiu que pelo menos uma florescesse.

A NASA quer perceber qual o comportamento do pólen em ambientes específicos e observar o modo como as flores afetam a moral da equipa. "As plantas têm um profundo efeito psicológico sobre as pessoas no espaço", declarou o cientista Bruce Bugbee ao Mashable.

Para o ano, a agência espera cultivar tomates em Marte.

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..