sicnot

Perfil

Mundo

Balões de hélio norte-coreanos espalharam um milhão de panfletos na Coreia do Sul

A Coreia do Norte espalhou um milhão de panfletos na Coreia do Sul na semana passada usando balões de hélio, revelou hoje Seul, num novo episódio da guerra de propaganda entre os dois países desde o recente teste nuclear norte-coreano.

Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte

Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte

reuters

Os panfletos foram enviados pelos norte-coreanos para o outro lado da fronteira comum usando balões de hélio e são, aparentemente, uma resposta à difusão de propaganda da Coreia do Sul através de altifalantes gigantes colocados também na fronteira e orientados para Norte.

A Coreia do Norte já tinha respondido a estas emissões, que incluem música pop sul-coreana e mensagens políticas, ligando os seus próprios altifalantes e transmitindo a sua propaganda para o outro lado.

No entanto, Seul dispõe de uma tecnologia mais potente e reivindicou recentemente vitória nesta batalha de decibéis.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul disse hoje que os panfletos estão a ser enviados diariamente pelo regime de Pyongyang e estimou que tenham alcançado um milhão numa semana.

A maioria foi encontrada perto da fronteira, na província de Gyonggi, mas alguns chegaram a Seul.

A Coreia do Norte equipa os balões com temporizadores, para tentar controlar a sua explosão e o local onde os panfletos são espalhados, segundo o mesmo ministro.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47