sicnot

Perfil

Mundo

Estudo revela que aquecimento global atinge profundamente os oceanos

Nas últimas duas décadas, os oceanos absorveram tanto calor resultante do aquecimento global como haviam absorvido durante os últimos 130 anos, revela um estudo hoje publicado.

© Stephane Mahe / Reuters

Essa absorção acelerada, que tem ajudado a manter os habitats humanos frios, a longo prazo pode ser uma bomba-relógio que afeta o estado do tempo e o clima a nível global, alertam os cientistas.

"Metade do total de calor acumulado pelos oceanos desde 1865 foi absorvido após 1997", ou seja, nos últimos 19 anos, segundo a equipa de investigadores, liderada por Peter Gleckler, do Laboratório Nacional Laurence Livermore, na Califórnia.

Um terço dessa acumulação de calor verificada nos anos mais recentes ocorreu a uma profundidade de 700 metros ou mais, fora do alcance da luz solar, o que pode explicar a aparente pausa no aquecimento que se observava na superfície do mar desde o final do século XX e que foi interpretada como uma desaceleração do aquecimento global.

As conclusões da investigação integram o mais recente número da publicação científica Nature Climate Change e resultam sobretudo de mecanismos de observação, tendo os primeiros dados sido recolhidos no século XIX pela expedição HMS Challenger, da Britain's Royal Society, entidade frequentemente descrita como tendo lançado as bases da oceanografia moderna.

Quanto aos registos mais recentes, foram obtidos por navios e - no caso das medições até 2.000 metros de profundidade - através das denominadas boias Argo espalhadas pelos oceanos.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.